São Paulo, terça, 17 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROPELLERHEADS

MARCELO NEGROMONTE
da Redação

"Decksandrumsandrockandroll", primeiro álbum da dupla britânica Propellerheads é um disco de ação pura -e muito visual. 007, perseguição, algum suspense e espionagem se entrelaçam nas 13 faixas do disco de nome conciso, por menos que possa ser claro.
Hip hop "velha-guarda", jazz-funk, John Barry, órgão Hammond, acid house e muito breakbeat (mesma linha dos Chemical Brothers, para uma idéia rasteira) estão todos em "Decksandrums...". Em suma: despretensioso e de efeito devastador diretamente proporcional ao volume em que as músicas são ouvidas.
Alex Gifford e Will White, oriundos e ainda moradores da cidade de Bath, ficaram conhecidos em 96 com a faixa-título do primeiro EP dos Propellerheads (cabeças propulsoras, literalmente, e "nerds" de computador, na gíria), "Dive", trilha de um comercial da Adidas.
À dupla se juntou a musa Shirley Bassey em "History Repeating". "É tudo um pouco de história se repetindo", diz miss Bassey em voz provocante, moça primeiramente conhecida em 64 pela trilha de "Goldfinger", do espião James Bond. É a versão musical para a teoria do químico Lavoisier.
Mais 007 em "On Her Majesty Secret Service", releitura de John Barry tão longa (quase dez minutos) quanto devastadora (leia texto abaixo sobre a trilha de "Quem Vai Ficar com Mary?"). É a mais visual, em que, com pouco esforço, observa-se a BMW de Bond voando baixo enquanto tiros o perseguem. Mas não é só: a música tem "roteiro", com começo, clímax e fim -um quase-filme sem imagens.
Doses cavalares de groove profundo os dois puseram em "Take California" (uma linha de baixo demolidora), "Cominagetcha" e, com o De La Soul, mais malemolente, em "360 (Oh Yeah?)", em que tudo é enredado ao barulho de um skate se movendo. Oh yeah...
"Bang On!" -que está na trilha de "Perdidos no Espaço"-, como a onomatopéia do nome da música sugere, é uma explosão de guitarras, breakbeats (batidas quebradas) com muita velocidade. Porrada dançante.
Os Jungle Brothers encerram o disco com "You Want It Back", com muito hip hop e mais breakbeats groovy. Não estavam, mas poderiam estar sugerindo a volta ao início da primeira música do disco -como a história, se repetindo.
Pode pedir o "Decksandrumsandrockandroll", dos Propellerheads na loja -reler duas vezes os nomes ajuda- e usá-lo sem parcimônia em longas viagens de carro, festas ou mesmo ao acordar.
Os nomes são complicados, mas é diversão e mais diversão fácil, simples -sem delongas.
²
Disco: Decksandrumsandrockandroll Banda: Propellerheads Lançamento: Universal
Quanto: R$ 18, em média




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.