São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Placebo no Brasil, uma droga de clipe e a música do ano

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

As casas indies paulistanas já podem preparar sem maiores constrangimentos um "especial Placebo" por semana, daqui até meados de março. Chegou a confirmação nas EMI sul-americanas da bendita vinda para o terceiro mês de 2005 da banda de Brian Molko. Saiu na revista "Les Unrockuptibles" argentina a notícia de que finalmente o Placebo vem excursionar por Chile, Argentina e Brasil.
O Placebo é uma das bandas indies mais queridas dos indies latinos. No Brasil DJs de toda festa de rock são assombrados com o pedido de "Toca Placebo", a versão anos 90 para o "Toca Raul". No Chile, amigos juram que a banda é mais popular que o Radiohead. Na Argentina, chamam o grupo de Molko de "o novo The Cure".
A primeira vinda do Placebo para estes lados de cá se dá para a promoção da coletânea "One More with Feeling", a compilação de singles de 1996-2004 que acaba de ser lançada no Brasil.
O disco traz 17 "lados A" da banda, tipo as campeãs "Nancy Boy", "Every You Every Me" e "Especial K", além de duas inéditas: "I Do" e "Twenty Years".
A cópia que sai aqui é a inglesa, só com um CD. A americana traz um disco extra de remixes. Tem dez versões dance, como "Special K" remixada por Timo Maas; "Without You I'm Nothing", com David Bowie, mexida pelo Unkle.

Proibidão do rock
Confessa. Você, como eu, adora um clipe proibido. Então corra para ver o ótimo e vetadíssimo "E-Talking", da banda amiga Soulwax, que tocou no Brasil (Tim Festival) há pouco mais de um mês. "E-Talking" é o ótimo segundo single do álbum "Any Minute Now", lançado pela banda dos irmãos Dewaele (2ManyDJs) há dois meses.
"E-Talking", que chega às lojas no meio de janeiro, aparece em vídeo polêmico na internet como um verdadeiro A-Z das drogas consumidas em clubes. O clipe é do tipo que só rola de madrugada em TV francesa.
O nome "E-Talking" vem da conversa sob efeito de ecstasy (E). A letra é inspirada nas experiências dos Dewaele conversando com o povo "animado" dos clubes, durante suas discotecagens. "It's not you. It's the E-talking", diz o refrão delicioso.
Mas o clipe vai além e poderia passar no Discovery Channel. Ele decompõe uma noitada num clube londrino, de propriedade de Arthur Baker (o produtor de hip hop) em que os 2ManyDJs estão tocando com um saco de pão na cabeça e os caras do Soulwax são barrados ao tentar entrar na casa.
Dentro, o clipe focaliza da porta ao bar, da pista ao banheiro, mapeando cada ser humano que está dançando ou azarando e seu estado de ânimo. Depois de mostrar a pessoa e seu estado alterado, a imagem é congelada e a droga que ele fez uso é identificada. DMT, Lithium, Yayo, Ecstasy, uísque, ópio, cocaína... Viagra.
"Não é uma música pró ou contra drogas. Ela fala sobre nossa experiência como DJs na noite e o fato de conversarmos com pessoas em estado alterado, o que geralmente rende um papo engraçado e diferente. Mas é uma música ingênua, inofensiva. Apenas divertida", disse a este colunista, em entrevista em novembro, o músico Stephen Dewaele, líder do Soulwax e metade do 2ManyDJs.

A trilha de 2004
Começa aqui a temporada dos top isso e top aquilo, o famoso "melhores do ano". A partir de hoje, ocupará este espaço um monte de lista de melhores de 2004. A começar pelas canções do ano, com os votos enviados à versão on-line desta coluna (www.uol.com.br/folha/pensata). A seguir:
1. "Take Me Out" (Franz Ferdinand), 88 votos
2. "Can't Stand Me Now" (Libertines), 85
3. "Mr. Brightside" (Killers), 81
4. "The Dark of the Matinée" (Franz Ferdinand), 57
5. "Let Me Kiss You" (Morrissey), 44
6. "What Became of the Likely Lads" (Libertines), "Somebody Told Me" (Killers), 38
7. "Dry Your Eyes" (Streets), "Michael" (Franz Ferdinand), "Somewhere Only We Know" (Keane) e "Vertigo" (U2), 31
8. "Staring at the Sun" (TV on the Radio), "The First of the Gang to Die" (Morrissey), 23
9. "Spitting Games" (Snow Patrol), "L.S.F." (Kasabian), 15
10. "The Rat" (Walkmen) e "Float On" (Modest Mouse).

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Perfecionismo dá o tom de especial
Próximo Texto: Música: Símbolo dos superstars DJs, John Digweed toca em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.