São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Árido Movie" busca entender o cinema brasileiro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Árido Movie" (Canal Brasil, 22h) é bem o que o título sugere. Ali existem remanescentes de índios e jagunços, proprietários e miseráveis. Uma morte pode engendrar uma vingança sem fim. Mas um bando de maconheiros, "bande à part" transitando entre Recife e o sertão, pode interferir no féretro.
Talvez o mais sintomático desses contrastes se mostre entre a figura do filho, meteorologista da TV, que vai ao sertão para o enterro do pai, e a do velho místico, que procura água às antigas.
Esse encontro entre um mundo fora do tempo, enlouquecido, encerrado em seu atraso, e um outro, contemporâneo e tão enlouquecido quanto, neste filme de Lírio Ferreira, é apenas mais enfatizado. Mas ele atravessa a produção pernambucana e a mostra empenhada em compreender esse novo Nordeste. Ah, e em entender o cinema -esse segundo aspecto, a cultura, é que o torna singular nesse cinema brasileiro contemporâneo, em geral tão atrasado.


Texto Anterior: Série: "Animais ao Ataque" destaca cobras
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.