São Paulo, quinta, 17 de dezembro de 1998

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MERCADO FONOGRÁFICO
Presidente do selo diz que manterá setores independentes
Fusão brasileira da Universal- Polygram não será completa



IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

O presidente da nova Universal Music -a maior gravadora do Brasil, com cerca de 30% de participação no mercado-, Marcelo Castello Branco, 38, afirmou ontem que não vai fundir completamente as gravadoras PolyGram e Universal.
"Vamos manter duas divisões de marketing e de vendas para que os artistas da velha Universal e da ex-PolyGram não sejam afetados pela mudança", disse o presidente.
Segundo ele, essa divisão pode deixar de existir, "de acordo com as definições internacionais da Universal Music Group".
Para o público, não fará diferença. Artistas da ex-PolyGram, como É o Tchan e U2, terão seus CDs com o nome da Universal nas lojas a partir de março.
Desde a semana passada, as gravadoras PolyGram e Universal estão sendo fundidas em escala mundial. Ambas pertencem ao grupo canadense de bebidas Seagram. A nova gravadora, que se chama Universal Music Group, já nasce como a maior do mundo, com 23% de participação no mercado mundial. Cerca de 3.000 funcionários dos 15 mil da nova gravadora serão demitidos. No Brasil, estima-se em 15 o número de funcionários que serão dispensados. A PolyGram tinha 170 funcionários. A velha Universal, 75.
Castello Branco, ex-presidente da PolyGram, definiu anteontem os funcionários da velha Universal que vão se integrar à nova. "Manteremos 85% do quadro de funcionários da velha Universal. Dos cinco diretores, o único a ser incorporado será o diretor artístico Sérgio Carvalho, que manterá a função."
As demissões fazem parte de uma orientação da Seagram para evitar duplicação de funções.
Para Castello Branco, a fusão das gravadoras não afetará a área artística. "É por isso que manteremos as áreas de marketing e vendas como antes. Queremos respeitar o máximo possível", afirmou.
Castello Branco revelou ainda que a apresentação de Caetano Veloso à imprensa anteontem fez parte de uma estratégia de marketing. "Poderíamos ter renovado seu contrato há 15 dias. Mas esperamos para dar a ele o privilégio de ser o primeiro artista mundial a assinar com a nova Universal."



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