São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Felpudo, o Cão Enfeitiçado
SBT, 15h45

(Shaggy Dog). EUA, 1994, 104 min. Direção: Dennis Dugan. Com Ed Begley Jr., Sharon Lawrence, Jon Polito. O filme, uma malfadada comédia pastelão da Disney, conta a história de um adolescente tímido, metido a cientista, que se transforma em um cachorro quando toca em um anel misterioso de seu pai. Barafunda em lá maior.

As Patricinhas de Beverly Hills
Globo, 15h35

(Clueless). EUA, 1995, 97 min. Direção: Amy Heckerling. Com Alicia Silverstone, Stacey Dash, Brittany Murphy. Silverstone é Cher, uma popular patricinha que passa a vida fazendo compras em shoppings, namorando playboys, recarregando a bateria de seu celular e aconselhando as amigas a se vestirem melhor. Se você se identifica com a personagem, então talvez ache a comédia simpática.

Uma Garota Diferente
Bandeirantes, 22h

(Different for Girls). Inglaterra, 1996, 93 min. Direção: Richard Spence. Com Rupert Graves, Steven Mackintosh. Uma inusitada comédia romântica que traz Mackintosh como o transexual que reencontra um antigo e protetor colega de escola. Mackintosh deita e rola.

Perversa Paixão
Bandeirantes, 0h30

(Play Misty for Me). EUA, 1971, 102 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Jessica Walter, Donna Mills. Bem-sucedida estréia de Eastwood na direção. Seu mestre, o diretor Don Seagal, aparece aqui em uma ponta-homenagem, como barman. Eastman é o disc-jóquei da madrugada que recebe, todas as noites, o pedido recorrente de uma fã misteriosa: "Toque "Misty" para mim". O filme, destaque da programação do dia, foi todo rodado em Carmel, cidade em que Eastwood foi eleito prefeito na década de 80.

Possuídos
SBT, 1h05

(Fallen). EUA, 1998, 124 min. Direção: Gregory Hoblit. Com Denzel Washington, John Goodman, Donald Sutherland. Thriller mediano, do gênero "sobrenatural", que traz Washington e Goodman como policiais da Filadélfia que investigam uma série de assassinatos brutais cujas características remetem a um assassino em série executado na cadeira elétrica.

Intercine
Globo, 1h45

Hoje, vai ao ar o escolhido entre "Terror a Bordo" (EUA, 1989. Direção: Phillip Noyce. Com Nicole Kidman, Sam Neil, Billy Zane) e "Encontro às Escuras" (EUA, 1987. Direção: Blake Edwards. Com Kim Basinger, Bruce Willis, John Larroquete).

O Poder da Imagem
Globo, 3h35

(The Image). EUA, 1990. Direção: Peter Werner. Com Albert Finney, John Mahoney, Marsha Mason, Kathy Baker. O inglês Finney vive um prestigiado repórter investigativo de tevê que denuncia um golpe dado pelo dono de um banco do Texas. Depois do suicídio deste, o jornalista descobre a inocência do acusado, chegando ao cume de uma crise pessoal e profissional. Um bem-sucedido filme-denúncia, amparado por um elenco de primeira.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Frears e as pulsões da era Thatcher
O nativo europeu se acredita numa sociedade decadente e moribunda. O imigrante traz consigo a crença em um "maravilhoso mundo novo", portando, em sua percepção, a possibilidade de renovação dessa sociedade. A relação entre eles é o tema do cinema contemporâneo europeu. Nessa perspectiva, "Minha Adorável Lavanderia" (Telecine Emotion, 20h), história da relação homossexual entre um skinhead arrependido e um filho de imigrantes paquistaneses, escrita pelo dramaturgo Hanif Kureishi, pode ser considerada um clássico. Stephen Frears, seu diretor, filma aqui, com a urgência que aprendeu na TV e uma sensibilidade própria, aquelas pulsões que a era Thatcher quis varrer para debaixo do tapete. (TIAGO MATA MACHADO)

INTERIOR

Programa aborda o universo do caipira brasileiro
Apresentado por Pedro Bial, o "Rolo Extra" (Canal Brasil, 20h30) faz uma análise do caipira brasileiro a partir do filme "A Marvada Carne" (1985), de André Klotzel. Bial também faz comentários sobre o elenco, as gravações e cita as fontes eruditas do filme, como as teses do acadêmico Antônio Cândido.

AUTOGESTÃO

Canal Futura trata de direito à informação
O programa "Brava Gente Brasileira" (Futura, 22h), apresentado pelo ator Stênio Garcia, mostra como alguns grupos sociais conseguem o direito à informação e liberdade de expressão. São mostrados os exemplos de grupos como a Rede Mocorongo, na Amazônia, a ONG Cipó, em Salvador, e o Jornal Radical, em Brasília.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Casa Branca lança caipirinha de pretzel!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.