São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Warhol vai a Ipanema e toma uma Coca

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

A marca carioca Osklen vai lançar no final do mês uma linha de alto-verão desenvolvida com as imagens criadas por Andy Warhol para a Coca-Cola. A iniciativa é comissionada pela própria Coca-Cola, em parceria com a Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, sediada em Nova York. Os resultados (13 desenhos, desdobrados em 20 e poucas peças) deverão aparecer a partir de 1º de fevereiro nas praias do país -se a chuva permitir, claro.
"Andy Warhol era o cara que estava no lugar certo na hora certa e, por isso, pensei que, se ele estivesse vivo, certamente estaria em Ipanema", diz Oskar Metsavaht, proprietário e estilista da Osklen.
A união das três empresas pode parecer inusitada, em princípio, mas encontra coerência ao se tomar conhecimento de todas as etapas do processo. De fato, o pop entrou na moda (de novo) e se mostrou uma tendência forte para esta estação. Por outro lado, a Coca-Cola queria se conectar mais com a moda no Brasil.
Depois de pesquisas, a Osklen foi identificada dentro das necessidades da Coca-Cola: experiência de mercado, marca própria forte, equipe de criação e desenho e liderança em sua própria indústria, além de qualidade de produto final e um forte link com os consumidores, segundo Johanna Sullivan, que cuida do licenciamento para a América Latina.
"Eles são hip e cool. Somos bem cuidadosos com a imagem de Andy Warhol", diz Martin Cribbs, diretor de licenciamento da Andy Warhol Foundation.
Na fundação, esse departamento ajuda a levantar verbas que chegam a US$ 6 milhões ao ano para ajudar artistas e galerias. Ao mesmo tempo, pretende-se introduzir para novas gerações o trabalho de Warhol.
Por parte da Coca-Cola, a intenção era repetir o modelo feito na Europa a partir da Action Box e da Fashion Apparel, que produzem a marca jovem Replay. Eles desenvolveram na Inglaterra a linha Ware, que transformou as peças em hype total -em especial as mil unidades de calças jeans.
"Desenvolvemos um programa relevante para cada mercado. Com a Coca-Cola sendo uma marca global, acreditamos na regionalização", diz Paul Morgan, especialista em marketing há cinco anos na empresa e que passou por Ralph Lauren e Dior. A ação é um avanço também no segmento jovem. "O Brasil já é visto como um grande mercado também para a moda, em termos de lifestyle", diz a diretora global de licenciamento, Cindy Janssen.


A colunista Erika Palomino viajou a convite da Osklen


Texto Anterior: Erika Palomino: Conheça a nova cara da moda brasileira
Próximo Texto: Rodrigues leva seu inverno para Paris
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.