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Warhol vai a Ipanema e toma uma Coca
ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK
A marca carioca Osklen vai lançar no final do mês uma linha de
alto-verão desenvolvida com as
imagens criadas por Andy Warhol para a Coca-Cola. A iniciativa
é comissionada pela própria Coca-Cola, em parceria com a Andy
Warhol Foundation for the Visual
Arts, sediada em Nova York. Os
resultados (13 desenhos, desdobrados em 20 e poucas peças) deverão aparecer a partir de 1º de fevereiro nas praias do país -se a
chuva permitir, claro.
"Andy Warhol era o cara que
estava no lugar certo na hora certa
e, por isso, pensei que, se ele estivesse vivo, certamente estaria em
Ipanema", diz Oskar Metsavaht,
proprietário e estilista da Osklen.
A união das três empresas pode
parecer inusitada, em princípio,
mas encontra coerência ao se tomar conhecimento de todas as
etapas do processo. De fato, o pop
entrou na moda (de novo) e se
mostrou uma tendência forte para esta estação. Por outro lado, a
Coca-Cola queria se conectar
mais com a moda no Brasil.
Depois de pesquisas, a Osklen
foi identificada dentro das necessidades da Coca-Cola: experiência
de mercado, marca própria forte,
equipe de criação e desenho e liderança em sua própria indústria,
além de qualidade de produto final e um forte link com os consumidores, segundo Johanna Sullivan, que cuida do licenciamento
para a América Latina.
"Eles são hip e cool. Somos bem
cuidadosos com a imagem de
Andy Warhol", diz Martin
Cribbs, diretor de licenciamento
da Andy Warhol Foundation.
Na fundação, esse departamento ajuda a levantar verbas que
chegam a US$ 6 milhões ao ano
para ajudar artistas e galerias. Ao
mesmo tempo, pretende-se introduzir para novas gerações o trabalho de Warhol.
Por parte da Coca-Cola, a intenção era repetir o modelo feito na Europa a partir da Action
Box e da Fashion Apparel, que
produzem a marca jovem Replay. Eles desenvolveram na
Inglaterra a linha Ware, que
transformou as peças em hype
total -em especial as mil unidades de calças jeans.
"Desenvolvemos um programa relevante para cada mercado. Com a Coca-Cola sendo
uma marca global, acreditamos na regionalização", diz
Paul Morgan, especialista em
marketing há cinco anos na
empresa e que passou por
Ralph Lauren e Dior. A ação é
um avanço também no segmento jovem. "O Brasil já é visto como um grande mercado
também para a moda, em termos de lifestyle", diz a diretora
global de licenciamento, Cindy
Janssen.
A colunista Erika Palomino viajou a
convite da Osklen
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