São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Globo quer tornar "A Favorita" a novela mais vista no mundo

"A Favorita" é a grande aposta da Globo no mercado internacional em 2009. A emissora acredita que o drama de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) poderá se tornar a novela mais exportada de todos os tempos, superando a atual campeã, "Terra Nostra" (1999), vendida para 95 países.
O que leva a emissora a fazer esse prognóstico é o fato de "A Favorita" ter sido uma novela sem "barriga" -jargão para texto ágil, sem "enrolação". Isso a aproxima das novelas mexicanas, tradicionalmente mais bem-sucedidas no mercado externo do que as brasileiras.
"Acho que "A Favorita" vai explodir". Será uma das mais vendidas no mundo, porque tem um ritmo alucinante", diz Ricardo Scalamandré, diretor da divisão internacional da Globo.
A novela será lançada no final do mês, na Natpe, megafeira de TV em Las Vegas (EUA).
No evento, a Globo também lançará "Maysa". Será a primeira vez que oferece no exterior uma minissérie que acabou de exibir. E estreará como provedora de formatos. Proporá às TVs estrangeiras versões locais de quadros como "Soletrando" e "Vídeo Game".
Outra aposta da Globo no mercado externo em 2009 é a co-produção de novelas fora do Brasil. A rede já acertou com a hispânica Telemundo, dos EUA, uma versão em espanhol de "O Clone", ambientada em Los Angeles. Atualmente, negocia parcerias semelhantes com a mexicana TV Azteca e com a portuguesa SIC.

EVITA CAIÇARA

Será com esse visual, inspirado em Eva Perón, a Evita (1919-1952), ícone da política argentina, que Vera Holtz aparecerá em "Três Irmãs" a partir desta quarta. Ela adotará o look porque sua personagem, a perversa Violeta, se candidatará à prefeitura da fictícia Caramirim. Seu marqueteiro, Baby Montenegro (Cassio Gabus Mendes), acredita que assim a vilã conquistará a confiança do eleitor. E convoca o cabeleireiro Adamastor (Carlos Loffler, neto de Oscarito) para fazer a transformação.

INTERNACIONAL 1
A Record está rivalizando com a Globo até na rede de correspondentes. Desde a semana passada, gaba-se de ser a primeira TV brasileira a ter correspondente em Lisboa (Mauro Tagliaferri).

INTERNACIONAL 2
Como a Globo terá repórter em Lisboa (Pedro Bassan), jornalistas da Record falam que a concorrente a copiou. A Globo rebate: a abertura do posto em Portugal foi planejada há um ano.

RODÍZIO 1
A Globo já decidiu: depois de Manoel Carlos, que sucederá Glória Perez ("Caminho das Índias") na faixa das 21h, será a vez de Silvio de Abreu retornar ao horário mais nobre da emissora.

RODÍZIO 2
Abreu já trabalha em sua próxima novela das oito. "Ainda não sei direito o que será. Certamente, terá um clima melodramático-cômico-policial. Estou ainda na fase de inventar tramas", diz.

Pedro Carrilho/Folha Imagem
Cacau Melo no Projac, complexo de estúdio da Globo, no Rio
A VEZ DA AMIGA DA MOCINHA

Revelada em 2005 em um concurso do "Caldeirão do Huck", a atriz Cacau Melo, 25, terá seu primeiro grande papel na Globo. Em "Caminho das Índias", que estreia amanhã, viverá a melhora amiga da mocinha, Maya (Juliana Paes). "A Deva é uma indiana sonhadora, muito romântica, louca para casar", conta. "Ela coloca um anúncio nos classificados de um jornal, se oferecendo para casar, e chama a atenção de Radesh [Marcius Melhem], um picareta". Será impossível Deva passar despercebida. Ela terá o figurino mais colorido da novela. "A gente brinca que sou a menina arco-íris", diz.


Texto Anterior: José Simão: Só canhão! "BBB" vira faixa de Gaza!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.