São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

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Crítica

Jece Valadão faz cinema policial seco

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cinema brasileiro não tem tradição no cinema de gênero. Melhor dizendo, há até alguns filmes de gênero "à brasileira", como as adaptações literárias, as comédias cariocas, os filmes históricos, aqueles que Daniel Filho teima em chamar de filmes populares.
O que inexiste mesmo é uma noção de gênero, como é visto no cinema norte-americano e em outros países, como a França (o "filme de arte" não deixa de ser um gênero).
Pelo menos por enquanto, um filme policial, ou um musical, será no Brasil uma expressão individual de um diretor muito determinado.
Assim, um cineasta como Jece Valadão, que aderiu ao cinema policial com uma convicção ímpar, nos anos 70, merece todos os louros.
Em "Os Amores da Pantera" (Canal Brasil, 2h30; classificação indicativa não informada), temos a investigação sobre uma mulher que morreu numa festa de homens.
É um cinema de imagens diretas bem interessantes, mais seco e duro mesmo.
Edward Burns (que só teve lançado nos cinemas daqui o seu "Os Irmãos McMullen", em 1996) foi em caminho oposto e igualmente diferenciado. Com esse filme, ele fez uma obra independente nos EUA, o que ia contra a corrente do cinema de gênero (quando o indie ainda não tinha virado um gênero). Daí a valiosa chance de ver seu "Noivo em Fuga" (TC Light, 22h, não indicado a menores de 14 anos).


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