São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

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Alemão foi pioneiro no uso de vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos primeiros diretores a empregar projeções de vídeos no teatro foi o alemão Erwin Piscator (1893-1966). Soldado na Primeira Guerra Mundial, ele teve acesso aos arquivos do Exército de seu país e, já na virada da década de 10 para a de 20, inseriu registros em película do conflito em suas peças.
Mais adiante, como aponta o crítico da Folha, Luiz Fernando Ramos, o ator, dramaturgo e diretor francês Antonin Artaud (1896-1948), após romper com o surrealismo, "vai fazer o teatro do surrealismo fora dele". "Nas décadas de 30 e 40, ele vê o cinema como paradigma do teatro que almeja: sensorial, liberto do narrativo, de sintaxe visual."
Nos EUA, a partir dos anos 60, a influência do cinema experimental também será sentida nos trabalhos de encenadores e dramaturgos como Bob Wilson e Charles Ludlam (1943-1987). Mais recentemente, o canadense Robert Lepage foi outro a roçar as linguagens.
No Brasil, Luis Antônio Martinez Corrêa (1950-1987) foi um dos precursores. Gerald Thomas também explorou o recurso. (LN)


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