São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia Delírio costura recortes do adeus

DA REPORTAGEM LOCAL

Num final de madrugada de 2003, na rodoviária de Passo Fundo (RS), o diretor paranaense Edson Bueno colheu uma imagem determinante para o seu novo projeto teatral.
Um jovem chorava copiosamente naquela rodoviária vazia, silenciosa. Quando seu ônibus chegou, o rapaz, visivelmente fragilizado, conseguiu reunir forças para embarcar. E se foi. Bueno toma como ponto de partida aquela imagem e aquele território de despedidas para escrever e dirigir "Investigação sobre o Adeus".
A montagem estréia hoje na Mostra Oficial do Festival de Curitiba, no Sesc da Esquina. No ano passado, Bueno e seu grupo Delírio obtiveram destaque no Fringe com o monólogo "Vermelho Sangue Amarelo Surdo", baseado em cartas de Van Gogh.
"Agora, trata-se de um espetáculo sobre a ilusão, personagens que não sabemos o que estão pensando, mas buscam alguma forma de comunicação, ainda que estejam todos em fuga", diz Bueno, 48.
"Investigação sobre o Adeus" coloca quatro seres em situações-limite. Um professor de história da arte viaja para outra cidade para buscar o corpo da mulher que morreu; uma dona-de-casa abandona o lar, marido e dois filhos; uma balconista suburbana vai ao encontro dos futuros sogros e tem certeza que receberá uma negativa para o casamento; e um adolescente assassino.
Eis o quarto de personagens que nunca se viram entre si e terão seus destinos modificados.
Na encenação, Bueno busca referências a cineastas como o sueco Ingmar Bergman, o russo Andrei Tarkovski e o espanhol Luis Buñuel. "Na medida em que as cenas se dão a partir do que os personagens estão pensando, não necessariamente sobre o que estão fazendo, predomina a atmosfera surreal", diz o diretor.
O elenco do Delírio é formado por Léa Albuquerque, Tupaceretan Matheus, Maíra Weber, Guilherme Macedo e Tiago Luz. O grupo completa 20 anos em 2004. (VS)


Texto Anterior: 13º Festival de Curitiba: Fringe catalisa a cena com 131 espetáculos
Próximo Texto: Gastronomia: Bendita farinha que solta a língua!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.