São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC abre hoje ciclo de debates sobre Joaquim Nabuco na ABL

Morto há cem anos, escritor pernambucano será tema de mais três seminários

DA SUCURSAL DO RIO

Depois de duas conferências sobre direitos autorais, a Academia Brasileira de Letras abre novo ciclo de debates, agora sobre o centenário da morte de Joaquim Nabuco, hoje, às 17h30, no Rio (av. Presidente Wilson, 203, tel. 0/xx/21/ 3974-2500).
Aberta ao público e gratuita, a conferência será apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que divide a bancada com Marcos Vinicios Vilaça, presidente da ABL.
O ciclo sobre Joaquim Nabuco terá ainda outros três encontros: "Nabuco e o Recife", no dia 30, com Roberto Cavalcanti de Albuquerque, "A Diplomacia de Joaquim Nabuco e As Questões de Fronteiras", com Rubens Ricupero, no dia dia 6 de abril, e "Joaquim Nabuco Memorialista", com Alfredo Bosi, em 13 de abril.
Ainda em março, na próxima terça-feira, a academia terá uma mesa-redonda sobre Tancredo Neves, com o imortal Eduardo Portella. De 20 de abril até 8 de junho, Ana Maria Machado coordenará uma série de encontros com o tema "Uma Literatura Polifônica", sobre vozes indígenas, africanas, judaicas, entre outras.
Nas últimas semanas, a ABL recebeu advogados para falar sobre direitos autorais. Gustavo Martins de Almeida, que atuou com a família de Di Cavalcanti no caso da proibição de exibição do filme "Di", de Glauber Rocha, Cláudio Lins de Vasconcelos, da Fundação Roberto Marinho, e o compositor Fernando Brant abriram o ciclo.
No segundo encontro, anteontem, o advogado Sydney Limeira Sanches voltou a palestra para a "defesa do autor-criador", mesmo em tempos de "imaterialidade do conteúdo".


Texto Anterior: Álbum tem lançamento em São Paulo
Próximo Texto: Comida/Crítica: Chef Cassio Machado mostra cozinha caseira no novo bar Farofa Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.