São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Cultura tem investimentos
Rio e Recife terão áreas tombadas

da enviada especial a Petrópolis (RJ)

O Ministério da Cultura anunciou no último sábado durante encontro entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e intelectuais e artistas em Petrópolis (RJ) o tombamento de duas áreas da cidade do Rio de Janeiro e do bairro histórico de Recife (PE).
As áreas escolhidas no Rio foram o hangar do Zeppelin em Santa Cruz (zona oeste da cidade) e o Solar do Barão do Rio Seco na praça Tiradentes.
A decisão foi tomada pelo conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em evento organizado no sábado pelo ministério.
Os tombamentos fazem parte de projeto de restauração e preservação do patrimônio de sete cidades históricas brasileiras -São Luís, Recife, Olinda, Salvador, Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os dois primeiros anos do projeto serão desenvolvidos com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que financiou metade dos recursos.
"É o maior projeto que temos. Vamos atuar em áreas relevantes para o patrimônio histórico e para as cidades", disse Francisco Weffort, ministro da Cultura.
Negociados há dois anos, os recursos serão liberados em junho. Weffort também anunciou o acordo de R$ 3 milhões com o BNDES que beneficiará 30 salas de cinema espalhadas pelo país. O ministério planeja a compra de equipamentos de som e projeção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.