São Paulo, domingo, 18 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha traz Adoniran Barbosa

Edição sobre autor de "Trem das Onze" chega às bancas no próximo domingo

Adoniran encontrou sucesso nos anos 1950 com os Demônios da Garoa e compacto com "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto"

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas bancas no próximo domingo, o sétimo volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é dedicado a Adoniran Barbosa, mais representativo compositor paulista.
Como Noel Rosa cantava sua Vila Isabel e Dorival Caymmi cantava a Bahia, Adoniran escrevia canções-crônicas sobre bairros como Brás e Bexiga, com caracterização bem-humorada de personagens da cidade.
"Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Tiro ao Álvaro" são composições até hoje muito lembradas, cantadas e vistas como cartões-postais musicais da cidade de São Paulo.
Adoniran Barbosa é o pseudônimo famoso de João Rubinato, filho de italianos, nascido em Valinhos, interior de São Paulo, em 1910. Alternando empregos e vários tipos de bicos, circulando por São Paulo, Adoniran entrou para o mundo do rádio na década de 30, como cantor e depois locutor e comediante. Na época, gravou seus primeiros discos e teve sucesso modesto com a marcha "Dona Boa", na voz de Raul Torres.
Mas foi na década de 1950, com o conjunto vocal paulista Demônios da Garoa, que encontrou sucesso nacional. O compacto com "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" foi lançado em 1955 e despontou no mercado fonográfico.
Nas vozes dos Demônios, encontrou veículo perfeito para as canções cheias de sotaques italianos, "causos" cotidianos e tipos paulistanos. "Apaga o Fogo Mané", "Iracema" e "As Mariposas" são algumas das canções da época. Na década de 70, Adoniran foi cantado por Elis Regina, Clara Nunes e Clementina de Jesus, e gravou seus três únicos LPs como cantor. Morreu em São Paulo, em 1982.
O livro de Adoniran Barbosa traz biografia, discografia selecionada, letras e fotos. O autor do volume é Carlos Calado, também editor da Coleção Folha. O CD acompanhante traz "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto", com os Demônios da Garoa, "Tiro ao Álvaro", com Adoniran e Elis, entre outras.
A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é composta por 25 livros-CDs, nas bancas aos domingos até 29 de agosto. Cada volume trata de um grande compositor da primeira metade do século 20.


Texto Anterior: Análise: Roupas refletem padrões sociais
Próximo Texto: Comentário/"Escrito nas Estrelas": Novela impressiona com "outro lado" suave
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.