São Paulo, sábado, 18 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILME
"Mostra Internacional", na TV, traz Alexandr Sokunov, Olivier Assayas e Takeshi Kitano, entre outros
Série exibe inéditos do cinema jovem

da Redação

A partir de hoje, a sessão Mostra Internacional de Cinema, na TV Cultura, traz uma nova série de 14 filmes -13 inéditos em cinema.
É pegar do jeito que vem. A mostra só detém os direitos de exibição desses filmes em TV e é improvável que cheguem às salas de exibição.
Boa parte deles anuncia muito do que haverá de melhor em várias cinematografias, nos próximos anos.
Programação

Para hoje, 22h30, está programado "Mãe e Filho", do russo Alexandr Sokurov, tido como o sucessor de Andrei Tarkovski, em que se narram os últimos momentos da vida de uma mulher, em companhia de seu filho.
Se existe a influência de Tarkovski, sua originalidade foi acentuada pela escritora francesa Anne-Marie Garat, para quem esse filme de 1997 é "um objeto incomparável".
A estrela da companhia, no entanto, é Takeshi Kitano, o diretor dos filmes "Hana-Bi" e "Sonatine". Kitano, hoje o grande nome jovem do cinema japonês, comparece com os límpidos "De Volta às Aulas" (1996) e "Cenas de Praia" (1991).
Menos reconhecido internacionalmente, o francês Olivier Assayas terá exibido o instigante "Irma Vep", história de um diretor de cinema contratado para refilmar "Os Vampiros", série clássica de Louis Feuillade (de 1915), e decide refazê-la conforme o original -sem som nenhum.
Única mudança: sua Irma Vep será uma atriz chinesa de filmes de kung-fu.
Documentário

A série tem ainda lugar para os documentários "O Bom Povo Português", de Ruy Simões (1980) -ganhador da 4ª Mostra de São Paulo, sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal -e "Bosna", em que Bernard-Henry Lévy e Alain Ferrari discutem a posição da Europa face ao conflito na ex-Iugoslávia.
Serão exibidos ainda, entre outros, os tchecos "Marian", de Petr Václav, e "Fausto", de Jan Svankmanjer.
Do cinema chinês, "China, Minha Dor", de Dai Sijie, sobre a Revolução Cultural.
Entre os franceses, destaque ainda para dois filmes de mulheres: "Ter (ou Não)", de Laetitia Masson, e "O Pequeno Príncipe Disse", de Christine Pascal.
(INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.