São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regente constitui referência do século 20

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os que têm faro para as raras surpresas da música, o nome do milanês Claudio Abbado fixou-se, a partir de 1968, quando, aos 35 anos, ele assumiu a direção musical do teatro Alla Scala, onde permaneceria até 1986.
Não era um principiante. Havia regido pela primeira vez a Filarmônica de Viena, em 1965, com uma "Sinfonia nº 2", de Mahler, no Festival de Salzburgo, a convite de Karajan. Regeu a Filarmônica de Berlim no ano seguinte.
Antes dele, apenas dois outros maestros italianos-Arturo Toscanini e Victor de Sabata- haviam penetrado tão fundo na estrutura burocrática e excludente da música germânica. E depois dele há apenas o exemplo de Giuseppe Sinopoli, que regerá este ano, em Bayreuth, a nova produção do "Ring", de Wagner.
A carreira de Abbado chegou a se confundir de início com as trajetórias do compositor Luigi Nono, do pianista Maurizio Pollini e do diretor de teatro Giorgio Sthrehler, milaneses próximos do Partido Comunista que nos anos 60 participaram de projetos de democratização da cultura nas periferias industriais da cidade.
Seu currículo é denso. Criou a Filarmônica do Scala, formação para concertos sinfônicos, a Orquestra de Jovens da Comunidade Européia e a Orquestra Jovem Gustav Mahler.
Foi diretor musical da Sinfônica de Londres e em seguida diretor da Ópera de Viena. Naquela cidade, tornou-se, em 1987, diretor municipal para a música.
Outro ponto admirável em Abbado está em sua versatilidade. É tido como um dos bons conhecedores do barroco Scarlatti. Transita com a máxima desenvoltura pelos períodos clássico e romântico. Mas é também um regente de referência no repertório do século 20. Sua leitura de "Wozzeck", de Alban Berg, em 1978 (Milão e Paris), é antológica. (JBN)


Texto Anterior: Repertório representa a orquestra
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.