São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não fomos beneficiados, diz Irineu Marinho

da Reportagem Local

Roberto Irineu Marinho, vice-presidente executivo da Globo, diz que a emissora não precisou da intervenção do então ministro da Fazenda Delfim Netto para obter empréstimo em 1969.
Nega, também, que a Rio Gráfica e Editora tenha sido beneficiada por Delfim. Paulo Cesar Ferreira narra em seu livro que o então ministro teria passado à gráfica, sem concorrência, a impressão de formulários do IR.
Em entrevista por fax, Irineu Marinho diz que a gráfica ganhou a concorrência para a impressão dos formulários. Sobre o empréstimo, diz supor que seu pai, Roberto Marinho, foi se aconselhar com Delfim Netto. (MCC)

Folha - O então ministro Delfim Netto teve de intervir para a Globo obter o empréstimo de US$ 3,85 milhões que usaria para comprar a participação da Time-Life na TV?
Roberto Irineu Marinho -
Eu não participei da conversa com o ministro Delfim Netto. No entanto, posso supor que meu pai tenha ido se aconselhar com o então ministro da Fazenda, seu amigo.
O que sei é que o empréstimo foi dado pelo Citibank com aval do Banco do Estado da Guanabara. E que o BEG, para dar o aval, foi duríssimo e exigiu uma hipoteca de todos os bens do papai, a saber: as ações de todas as empresas e todos os seus imóveis, incluindo a casa do Cosme Velho onde todos nós morávamos. Esse empréstimo não foi para comprar a sociedade com a Time na TV Globo, que não existia, e sim para comprar a empresa da Time Inc. que era dona dos estúdios e os alugava à Globo.
Folha - Paulo Cesar Ferreira diz que Delfim Netto deu uma ajuda à Rio Gráfica, passando a ela a impressão de formulários do Imposto de Renda. É verdade?
Irineu Marinho -
No início da década de 70, fui ao Ministério da Fazenda para tentar cadastrar a gráfica que eu administrava, a Rio Gráfica e Editora, para impressão dos formulários do Imposto de Renda. De fato, após concorrência, passamos a imprimi-los junto com a Bloch e a Abril.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.