São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LITERATURA 1

Cinzas de Saramago são enterradas à beira do Tejo 1 ano após sua morte

DE SÃO PAULO - Para marcar o aniversário de um ano da morte do escritor português, haverá hoje uma cerimônia em Lisboa, à beira do rio Tejo, em frente à futura sede da Fundação Saramago. As cinzas do Prêmio Nobel serão enterradas junto à raiz de uma oliveira trazida de Azinhaga, onde ele nasceu. Haverá uma placa com a inscrição: "Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia", do romance "Memorial do Convento". No site da fundação (www.josesara mago.org), foi publicado um texto da viúva dele, Pilar del Río, "Um ano sem Saramago".
No Brasil, a Companhia das Letras publica até o ano que vem dois títulos inéditos do autor. Em novembro, sairá "Claraboia", escrito em 1950 e rejeitado pelo então editor de Saramago. Já "Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas!" sai em 2012.


Texto Anterior: Crítica/Romance: "Notre-Dame de Paris" traz fabulação do erotismo contrariado
Próximo Texto: Literatura 2: Historiador Carlos Guilherme Mota é o vencedor de prêmio da ABL
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.