São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Evento tem nove produções voltadas às crianças, com temas que vão de uma lenda indígena a releitura de Cinderela

Público infantil ganha vez no festival de Rio Preto

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Nove produções voltadas para o público infantil, todas nacionais, têm espaço entre as cerca de 60 peças da programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, que acontece até dia 25 no interior paulista. Os temas variam de lenda indígena a releitura de Cinderela, passando pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
"Livres e Iguais" é a montagem da companhia Teatro Sim... Por que Não?!, de Florianópolis (SC). Através de formas animadas, cenas retratam situações em que pessoas sobrevivem do lixo ou disputam lugar para morar.
O grupo Teatro de Bonecos Dr. Botica, de Curitiba (PR), narra em "Tainahakã - A Estrela Vésper" a lenda indígena do amor entre uma estrela que "desceu do céu" na forma de um homem velho e foi rejeitada por uma índia, que acaba virando coruja.
No espetáculo "Nau Catarineta", a donzela que vai à guerra nos romances ibéricos ganha perspectiva dos folguedos brasileiros (brincadeiras populares do interior), conforme trabalho da cia. Abaréteatro, de Itariri (SP).
Em "O Velho da Horta", a carioca cia. Pequod apresenta, em tom de farsa, as desilusões amorosas de um abastado hortelão.
De Belo Horizonte, a cia. Acômica traz "Anjos e Abacates", na qual o personagem Turquinho encontra a protagonista de "A Bonequinha Preta", clássico da literatura infantil que Alaíde Lisboa escreveu nos anos 1930.
Completam a programação "Maria Borralheira", da cia. Ludus, do Rio; "O Menininho Maluquinho", da Cia. de Espetáculos da Universidade de Passo Fundo (RS); "Terezinha, História de Amor e Perigo", do teatro Filhos da Lua, de Curitiba; e "ZZZ...", do grupo Sensorial, de Rio Preto.


4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Quanto: R$ 5 e R$ 10. Patrocinador: Petrobras. Mais informações pelo tel. 0/xx/17/3215-1830. Site: www.festivalriopreto.com.br.


Texto Anterior: Inteligência artificial
Próximo Texto: Televisão: Fantasma da ditadura reaparece na Globo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.