UOL


São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

O Mundo Proibido
SBT, 14h15.
(Cool World). EUA, 92, 101 min. Direção: Ralph Bakshi. Com Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt. Cartunista é seduzido por bela bailarina que criou e que agora quer trocar o mundo do traço pelo da vida real.

Viva! A Babá Morreu
Globo, 15h45.
(Don't Tell Mon the Babysitter's Dead). EUA, 90, 105 min. Direção: Stephen Herek. Com Christina Applegate, Joanna Cassidy. A tomada de poder pelos filhos cuja mãe está em férias, viajando, e cuja babá morre. Título eufórico para comédia um tanto morna.

Assassinos da Estrada
Record, 21h.
(Roadflower). EUA, 93, 93 min. Direção: Deran Sarafian. Com Christopher Lambert, Craig Sheffer, Michelle Forbes. Durante viagem pelo deserto, Lambert e seu séquito são perseguidos por psicótico e amigos. Enfim, o deserto.

O Talentoso Ripley
Globo, 22h.
(The Talented Mr. Ripley). EUA, 99, 139 min. Direção: Anthony Mingella. Com Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law. O livro de Patricia Highsmith deu, em 1960, em "O Sol por Testemunha", ao qual "O Talentoso Ripley" não faz sombra. A história diz respeito ao assassinato (por Ripley) de um ricaço europeu de quem rouba, antes de tudo, a identidade. Inédito.

Intercine
Globo, 2h40.
Abre a semana o favorito dos votantes entre "Estranhos na Noite" (94, de Talia Shire, com Ally Sheedy, A. Martinez) e "É Difícil Dizer Adeus" (86, de Mosche Misrahi, com Tom Hanks, Cristina Marsilac). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta). (IA)

TV PAGA

Toda paixão é perversa

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A versão de 1981 de "O Destino Bate à sua Porta" (HBO, 12h30), de Bob Rafelson, é, evidentemente, muito mais carnal do que a de 1946, devido a Tay Garnett.
A atriz, na versão de 46, era Lana Turner, mas a estrela mesmo era o suéter de Lana Turner, vestimenta que mostrava ocultando as formas da atriz, e, por isso mesmo, onde se instalavam os sonhos dos espectadores.
A versão de 1981 tem a virtude da clareza. A cena de estupro/sedução da mulher por Jack Nicholson não esconde muito nada: fúria, desejo, paixão, tudo está bem exposto -e não só isso.
A história é a mesma nos dois filmes, assim como no "Ossessione" de Visconti: mulher e amante planejam assassinar o marido feio e gordo. Toda paixão é meio perversa.



Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Verba do governo federal frustra redes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.