São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


O náufrago dos imprudentes

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Parece que faz um século que o "Titanic" (Telecine Emotion, 12h20) fez o mais arrasador sucesso do cinema nas últimas décadas.
Por que, afinal, formávamos filas intermináveis? Por que adolescentes choravam, a cada vez que viam, a sorte de Leonardo di Caprio? O que quis dizer tudo isso?
Esses fenômenos não se explicam. Melhor é deixar-se levar por eles. Mas isso não significa que não tenham profundidade. A observar, hoje, a sorte do PT de Lula, não será possível detectar ali um possível análogo do gigantesco navio inglês, o indestrutível, que naufragou já em sua primeira viagem?
O mundo não perdoa os imprudentes e, por vezes, os auto-suficientes. Talvez por isso as meninas chorassem tanto por Leonardo, que era só um passageiro.

TV ABERTA

Pânico no Ar
Record, 14h.
(Ground Control). EUA, 1998, 95 min. Direção: Richard Howard. Com Kiefer Sutherland, Robert Sean Leonard, Bruce McGill. Controlador de tráfego aéreo, que um dia provocou desastre grande (e gerou com isso desastre pessoal de iguais proporções), ganha chance de remissão. Drama psicológico sem muito drama.

Tentação Fatal
Globo, 15h35.
(Teaching Mrs. Tingle). EUA, 1999, 96 min. Direção: Kevin Williamson. Com Helen Mirren, Katie Holmes. Mrs. Tingle é professora de história e terror dos seus alunos. Lee Ann não é das melhores alunas e, por isso, terá de tirar a rigorosa professora do meio do caminho. Claro que terá ajuda de seus colegas. Estréia de Kevin Williamson, diretor de "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado", o que vale uma olhada.

A Arma Secreta da Máfia
SBT, 22h30.
(Corky Romano). EUA, 2001, 86 min. Direção: Rob Pritts. Com Chris Kattan, Peter Berg, Chris Penn. Meio como Michael Corleone que, por necessidade maior, precisa assumir os negócios nada lícitos da família em "O Poderoso Chefão", Corky é o único que pode ajudar seu pai mafioso a se safar do FBI.

Intercine
Globo, 1h35.
O menu que a emissora oferece ao público nesta quinta-feira a comédia "Sociedade dos Maridos Mortos" (1998, de Paul Shapiro, com Nicolete Sheridan, John Ritter) e a ação "Newton Boys -Irmãos Fora-da-Lei" (1998, de Richard Linklater, de Matthew McCounaughney, Skeet Ulrich).

Visões Depois da Morte
Globo, 3h35.
(Last Rites). EUA, 1998, 90 min. Direção: Kevin Dowling. Com Randy Quaid, Embeth Davidtz. Raios atingem local onde assassino está sendo executado na cadeira elétrica. Em vez de morrer, ele desenvolve a capacidade de prever crimes. Premissa meio sem luz, a deste suspense.

Disque M para Matar
SBT, 2h40.
(Dial M for Murder). EUA, 1953, 105 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com Grace Kelly, Ray Milland, Robert Cummings. Ex-tenista (Milland), hoje encostado no dinheiro da mulher (Kelly), chantageia um antigo amigo para que mate a mulher, pois teme que ela o abandone. Hitchcock mostra habilidade máxima, fazendo grande cinema em espaço fechado, que em outras mãos seria um teatro filmado.

Papai Fantasma
SBT, 4h20.
(Ghost Dad). EUA, 1990, 92 min. Direção: Sidney Poitier. Com Bill Cosby, Kimberly Russell. O pai fantasma em questão é Cosby. Mesmo depois de morrer em um acidente, ele protege sua família. Boa jornada noite adentro. Exibido somente em São Paulo. (PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Eu quero a "Caras" CPI!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.