São Paulo, terça, 18 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condução da narrativa varia

da Redação

"Através da Janela" mostra cinco dias na vida da enfermeira aposentada Selma (Laura Cardoso), uma mãe totalmente dedicada ao filho Raí (Fransérgio Araújo).
A rotina de Selma, a partir de certo momento, começa a ser perturbada pelas ações deste filho.
O tom da narrativa do filme vai, segundo a cineasta Tata Amaral, acompanhar essa transformação na vida da personagem.
"Durante os primeiros dois dias em que a ação se passa, o filme tem um tom de crônica", afirma ela. "Então, os planos são mais abertos, há planos-sequência."
Conforme a história vai se intensificando, a lente vai se fechando. "Aí eu vou trabalhando quase que em close, quase como em "Um Céu de Estrelas'." O que acontece no que a diretora definiu como o ponto culminante da narrativa e do tratamento visual, e que foi rodado na semana passada.
"A partir daí a câmera abre, no quinto dia da rotina de Selma, começando a mostrar a enfermeira de uma outra forma -não larga do frontal dela e acompanha suas emoções até o desfecho."
No primeiro longa da cineasta, a câmera tinha uma presença tão evidente na condução da narrativa que ganhava uma personalidade própria, servindo quase como um personagem a mais.
"Em "Através...' a câmera não é tão definida como personagem", diz Amaral. "Há uma coisa mais descritiva, em que há um equilíbrio entre a importância da personagem e a do ambiente."
Conforme o filme avança, a diretora extrai o ambiente e aproxima a câmera de Selma. "No começo do filme eu tenho, no som, por exemplo, a presença do ambiente da casa: um carro passando, um cachorro latindo. Conforme a lente se fecha, o silêncio aumenta -concentro-me nos sons produzidos pelos personagens e tiro os do ambiente."
Ainda sobre as diferenças com relação a "Um Céu de Estrelas", a diretora diz: "O primeiro longa tratava de emoções em explosão. As emoções da Selma são mais internalizadas, mais contidas".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.