São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Comédia de Frank Oz usa humoristas de talento

Os Picaretas
Globo, 16h10.
   
(Bowfinger). EUA, 1999, 97 min. Direção: Frank Oz. Com Steve Martin, Eddie Murphy. Martin é um produtor de cinema na pior que, para emplacar um sucesso, trata de incluir um astro (Murphy). Só que o astro não sabe disso. Frank Oz explora com talento seus atores cômicos, também talentosos.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Record, 23h.
  
(I Know what You Did Last Summer). EUA, 1997, 101 min. Direção: Jim Gillespie. Com Jennifer Lowe Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Anne Heche. Amigos atropelam, matam e se livram de cadáver, descobrindo mais tarde que a operação não foi tão sigilosa.

O Anjo da Morte
Globo, 23h15.
 
(Beyond Forgiveness). EUA, 1994, 92 min. Direção: Bob Misiokowski. Com Rutger Hauer, Thomas Ian Griffith. Policial que teve o irmão morto chega à Polônia para investigar o caso.

O Corvo
SBT, 0h30.
 
(The Crow). EUA, 1994, 100 min. Direção: Alex Proyas. Com Brandon Lee. Corvo traz roqueiro do mundo dos mortos para acerto de contas com os gângsteres que liquidaram a ele e à sua namorada.

Misteriosa Sedução
Bandeirantes, 2h.
 
(Legion of Evil: Sorceress 2). EUA, 1996, 90 min. Direção: Richard Styles. Com Julie Strain. Homem descobre que sua chefe tem o mesmo rosto da mulher que vive aparecendo em seus pesadelos.

O Guerreiro da Paz
SBT, 2h45.
  
(Grey Owl). Inglaterra/Canadá, 1999, 117 min. Direção: Richard Attenborough. Com Pierce Brosnan. Archie Grey Owl é o mestiço que, ainda garoto, passa a viver na floresta como índio. Agora, em 1934, quarentão, bate-se para evitar a extinção de tribos indígenas canadenses.

Ensina-me a Viver
Globo, 3h.
  
(The Grass Harp). EUA, 1995, 102 min. Direção: Charles Matthau. Com Piper Laurie, Sissy Spacek, Walter Matthau. Nos anos 40, numa cidade do sul dos EUA, jovem órfão vai viver com as tias e aprende coisas sobre a vida. Adaptação de romance de Truman Capote.

Há Muito Tempo - A História de Guerra nas Estrelas
SBT, 4h30.
 
(A Long Time Ago - The Story of Stars War). EUA. Documentário sem crédito de direção. É o horário habitual da emissora para filmes louvando George Lucas. (IA)

TV PAGA

Janet Leigh mostra as delícias da Guerra Fria

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O animado locutor do Sportv, transmitindo um jogo da Olimpíada, de vôlei ou, mais provavelmente, de basquete, dizia a horas tantas que "as russas são geladas". E, após uma pausa: "Ao menos eram".
Eram? Como assim? No tempo do comunismo? Agora já não seriam mais por conta da mudança de regime? A frieza será então uma característica ideológica? Mas será que aquelas russas geladas eram mesmo comunistas ou só fingiam? Enfim, o locutor move-se no mundo da Guerra Fria. Ela é que o informa. E certamente ele não viu "Estradas do Inferno". Eis o ponto.
Porque lá existe uma russa, aviadora, que em determinado momento vai parar nos EUA e desce dizendo que está fugindo. A russa em questão é Janet Leigh. Uma aviadora ou um avião? As duas coisas. O coronel encarregado de checar essa história duvidosa é John Wayne, que fica boquiaberto com o encanto da moça. Eis aí uma russa nada gelada.
É claro que a moça é uma espiã, cujo objetivo é passar informações para Moscou. O que não impede que o coronel caia de amores e case com ela. O que acontecerá? Uma vitória do comunismo? Ficaremos todos gelados?
Em todo caso, e com certeza, estamos diante de um caso de vitória do erotismo. É verdade que Joseph von Sternberg, o diretor, renegou o filme, talvez porque a montagem final o traísse e expressasse mais as idéias do produtor Howard Hughes (cinema é que nem espionagem: uma coisa cheia de traições).
É possível que Hughes tenha imposto à figura de Leigh um lado de vulgaridade que Sternberg não queria engolir (Hughes adorava seios grandes). Mas os aviões de "Estradas" são um assombro. Leigh é só o primeiro entre eles.


ESTRADAS DO INFERNO. Quando: hoje, às 13h05, no Telecine Classic.


Texto Anterior: Televisão - Daniel Castro: Pesquisas empacotam Tom Cavalcante
Próximo Texto: José Simão: Maluf Urgente! Sou brasileiro e não desisto nunca!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.