UOL


São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
TRIBUTO Diretor de uma das maiores obras-primas do cinema nacional -o longa "O Pagador de Promessas", de 1962-, Anselmo Duarte abandonou a carreira em 1978, cansado de ter que agradar a tudo e a todos; o vencedor da Palma de Ouro em Cannes volta à cena agora como um dos jurados da Mostra BR de Cinema

O som de São Paulo aqui...
O s 450 anos de São Paulo ganharam seu primeiro tributo sonoro. É o disco "Sim São Paulo", compilação feita por Luiz Calanca, da loja Baratos Afins. O CD tem Rita Lee cantando com Itamar Assumpção, tem samba de Germano Mathias e rap do Thaíde.

O disco é uma espécie de amostra de um plano mais ambicioso: ele quer fazer uma caixa com cinco CDs. Entrariam aí Alvarenga e Ranchinho ("Eh! São Paulo", de 1944), Tom Zé ("São São Paulo, Meu Amor", de 1968) e o mutante Arnaldo Baptista ("Bomba H sobre São Paulo", de 1980). A música mais antiga seria "A Rapaziada do Brás" (1917), de Alberto Marino.

Sucessos de Adoniran Barbosa ficariam de fora da caixa porque Calanca diz preferir obras menos óbvias: "Queria fazer uma leitura mais contemporânea dos sons da cidade."

...E EM BARCELONA
A compositora Magda Pucci faz a "première" de uma peça sobre São Paulo no dia 31 no Festival Internacional de Música Experimental de Barcelona. O festival é um dos mais importantes do gênero na Europa e reúne neste ano desde DJ=Vida, um projeto dadaísta de música eletrônica, até Kim Rascone, que trabalhou com David Lynch em "Twin Peaks".

A música de Pucci foi uma encomenda do festival. Já a prefeitura paulistana não bancou nem um sambinha para comemorar os 450 anos da cidade.

ANTICELEBRIDADE
Maria Fernanda Cândido distribuiu na surdina -só para seus amigos- convites para uma leitura de poesias de que participa hoje, na biblioteca Mário de Andrade.

A atriz, que estuda Serviço Social na USP, lerá textos de Drummond, Mario Quintana e Federico García Lorca, no evento que encerra uma oficina para crianças deficientes.

VELHO CONTINENTE
Começa a carreira internacional de "Valsa Negra", quinto romance de Patrícia Melo.

O livro será lançado em Portugal, pela Campo das Letras.

PINGA
Entre o povo do cinema, o prosecco não tem lá esse apelo todo. A prova dos nove foi tirada durante a festa de abertura da Mostra de Cinema, anteontem. Enquanto o frisante rolou na maior fartura a noite toda, a cerveja, verdadeira paixão nacional, sumiu das mãos dos garçons pouco depois da 1h.

PÉ-DE-MEIA
Por falar em Mostra, os manobristas da galeria Prestes Maia bateram recorde na noite de anteontem: cobraram nada menos que R$ 15 por carro.

CADA UM NA SUA
O bonitão Johnathan Haagensen, de "Cidade de Deus", é o novo solteiro da praça. Ele e a atriz Maria Flor, a Rê de "Malhação", terminaram o namoro de pouco mais de um ano.

FLASH NOBRE
A chance de ser clicado por Bob Wolfenson deve ficar entre as maiores disputas de um leilão beneficente promovido pelo colégio Bialik, tradicional escola judaica da cidade. Quem pagar mais ganhará uma foto em estúdio, tamanho 24x30. Os lances acontecem no dia 1º, na Casa das Caldeiras.

TEATRO PC
A Philips está usando o teatro para difundir entre os trabalhadores de suas fábricas conceitos como a diversidade de cor, de classe, de sexo e deficiências. A peça politicamente correta foi escrita por Aimar Labaki, em projeto desenvolvido pela agência Articultura.

bergamo@folhasp.com.br
MARIO CESAR CARVALHO (interino)
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME


CURTO-CIRCUITO

O escritor Ziraldo faz tarde de autógrafos dos livros "O ABZ do
Ziraldo" e "O Menino e Seu Amigo", hoje, a partir das 15h, na Saraiva do shopping Morumbi.
As empresárias Adelina Silveira e Diva Furlan participam, de
Amanhã até o dia 23, do Congresso Ibero-Americano de Mulheres Empresariais, em Araxá.
Claudia Assef lança amanhã, com festa na praça em frente à
Fnac Pinheiros, o livro "Todo DJ Já Sambou". Hoje, na livraria, haverá debates sobre disc-jóqueis, a partir das 14h.
Anna Pegova inaugura hoje mais uma loja em São Paulo, no
shopping Villa Lobos, sob o comando de Andrea Thomas. Com o tema Sports Libido, acontece hoje a quinta edição da festa Horny Bunny, a partir das 23h30, no Executivo, que fica na r. 7 de abril, 425, no Centro.

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Rodapé: Palavra afiando palavras
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.