São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Superbad - É Hoje"

Comédia adolescente tem seqüências hilárias, sem nunca perde a ternura

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

SETH ROGEN e Evan Goldberg começaram a escrever o roteiro de "Superbad - É Hoje" aos 13 anos. Mais adiante, Rogen sentiu o gostinho do fracasso ao lado de Judd Apatow e Greg Mottola, quando trabalharam na série "Undeclared" (2001).
Quatro anos depois chega a hora da virada: "O Virgem de 40 Anos" (que traz Rogen em um dos papéis principais) torna-se um sucesso inesperado e alavanca a carreira de Apatow como diretor e produtor. Neste ano, "Ligeiramente Grávidos", estrelado por Rogen, amplia o sucesso do "Virgem" e confirma Apatow como craque da nova comédia americana. Em "Superbad", todos dividem os créditos (o filme é co-escrito por Rogen, dirigido por Mottola e produzido por Apatow).
Seth (Jonah Hill) e Evan (Michael Cera) -não por acaso o nome dos roteiristas- se juntam ao ainda mais nerd Fogell (Chritopher Mintz-Plasse) para formar o mais vigoroso trio dos filmes de adolescente recentes. Estamos longe, portanto, de um "American Pie". A grosseria transborda, mas o tom é diferente, bem mais honesto. "Superbad" prefere seguir as veias abertas pelo cinema dos irmãos Farrelly ("Quem Vai Ficar Com Mary?"), ainda mais orgânico e hilário.
Mesmo longe da direção, é fácil reconhecer a assinatura de Apatow como produtor. "Superbad" é uma espécie de "Depois de Horas" jovem. Tudo se desenrola como uma hilária viagem infernal de uma noite, às vezes em um bizarro tom de pesadelo expressionista. A utilização brilhante das mais manjadas técnicas da comédia americana garante seqüências hilárias, mas que nunca dispensam uma forte dose de ternura.
O que faz toda a diferença.


SUPERBAD, É HOJE
Direção:
Greg Mottola
Produção: EUA, 2007
Com: Jonah Hill, Michael Cera e Chritopher Mintz-Plasse
Quando: estréia amanhã nos cines Kinoplex Itaim, Pátio Higienópolis e circuito
Avaliação: bom


Texto Anterior: Jack White vive Elvis em "Dewey Cox"
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.