São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro relata convivência com famosos

Em "Assessora de Encrenca", a assessora de imprensa Gilda Mattoso fala de Gil, Caetano, Vinicius e Tom

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre jornalistas, Gilda Mattoso é conhecida como a pessoa que irá aproximar -ou afastar- o repórter de artistas como Gilberto Gil, Maria Rita, Gal Costa ou Zeca Pagodinho.
Quando circulou a notícia de que uma das assessoras de imprensa mais famosas do país lançaria um livro chamado "Assessora de Encrenca", esperava-se muitas histórias picantes.
Mas não é por aí. A publicação está mais para um diário do que para a "caixa-preta" dos bastidores do showbiz. "Em nenhum momento me passou pela cabeça fazer um livro contando tudo", admite Gilda.
"O Caetano [Veloso] diz isso no prefácio, que a discrição é um traço importantíssimo nessa função. Se as pessoas dão entrada para eu ir aos quartos de hotel, as casas, é porque sabem que não farei inconfidências."
Ela deixa claro que, ainda que a história possa ser interessante, sua intenção é nunca dar nome aos bois.
Quando a Folha pergunta como foi despistar o ex-assessor do presidente Collor, Cláudio Humberto, do camarim de Maria Bethânia, ela fica surpresa. "No livro tem a história do Cláudio Humberto?
E está com o nome dele?" A ausência de mexericos não tira o interesse por alguns relatos, a começar pelo capítulo dedicado a Vinicius de Moraes, com quem Gilda foi casada do final dos anos 70 até a morte do poeta. Pelo livro, sabemos que o poetinha detestava ser chamado de poetinha, que adorava passar horas na banheira e que, um dia antes de morrer, furou a dieta imposta pelo médico para atacar uma macarronada com o amigo Toquinho.
Gilda aprendeu a conviver com famosos bem moça, quando trabalhava em uma loja em Londres, por onde passaram pessoas como Frank Sinatra.
"Era uma loja muito requintada. Lá, a regra número um era que, mesmo que entrasse a rainha Elizabeth pintada de ouro, você tinha que fingir que não era ninguém. Para uma menina de Niterói, onde não se via VIP nenhum, era muito difícil."

Babá
Assessora de imprensa é a profissional que marca entrevistas, acompanha artistas em viagens, faz a lista de convidados de eventos. Isso para alguns famosos. Para outros, como Caetano Veloso, com quem Gilda trabalhou por 15 anos, as funções vão além. "Sempre digo que o Gil e o Caetano, embora achem que eles têm muita coisa em comum, são muito diferentes. Caetano é completamente dependente. Foi criado numa casa com muitas tias, irmãs mais velhas, a mãe etc. Então, só falta não saber amarrar o cadarço do tênis", descreve.
"Assessora de Encrenca" será lançado em São Paulo, segunda, às 19h, no bar Genial (r. Girassol, 374). (ADRIANA FERREIRA SILVA e LAURA MATTOS)

ASSESSORA DE ENCRENCA
Autor:
Gilda Mattoso
Editora: Ediouro
Quanto: R$ 34,90 (240 págs.)


Texto Anterior: Crítica/comportamento: Acredite, os homens são necessários
Próximo Texto: Análise/romances policiais: Autores vinculam ambiente acadêmico às tramas de mistério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.