São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ibope do SBT cresce 42% no ano; Globo cai 12%

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com o sucesso de "Casa dos Artistas" e das novelas mexicanas, o SBT registrou um crescimento de 42% em sua média de audiência no horário nobre (das 18h às 24h), de janeiro à primeira quinzena de dezembro de 2001.
No mesmo período, a audiência média da Globo caiu 12% no Ibope da Grande São Paulo.
São números expressivos, embora ainda parciais. Mas a realidade é que o SBT deve anular em 2001 o crescimento que a Globo teve em 2000. E voltará aos patamares de audiência de 1999, quando o "Programa do Ratinho" ainda estava no auge.
O SBT tinha em janeiro deste ano 12 pontos de média das 18h às 24h, contra 34 da Globo no horário. Impulsionada pelas performances das mexicanas infantis "Serafim" e "Carinha de Anjo", e depois por "Pícara Sonhadora", a média do SBT foi crescendo e chegou a 16 pontos em outubro. Com "Casa dos Artistas", saltou para 17 na primeira quinzena de dezembro, contra 30 da Globo nos mesmos horário e período.
De janeiro a novembro de 2000, comparado ao mesmo período de 99, a Globo cresceu 6% (de 31 pontos para 33). O SBT caiu 18% em 2000 (de 17 pontos em 99 para 14). Neste ano, o SBT tirou pontos da Globo, da Record e da Band.
A média do SBT em dezembro sobe para 18 pontos se somada a final de "Casa dos Artistas", que bateu o recorde de audiência da emissora -média de 47 pontos.

OUTRO CANAL
Tabu
Além do recorde de audiência, "Casa dos Artistas" fez a Globo engolir outras humilhações. A Fiat, que patrocinou "No Limite 2", inaugurou merchandising no programa da concorrente. E o patrocinador do "Fantástico", Casas Bahia, emplacou seis filmes consecutivos em intervalo de "Casa dos Artistas".

Velório
O que é a vida de um "reality show". "No Limite", que emplacou 47 pontos na primeira edição, amargou um placar de 17 a 50, de "Casa", anteontem. E chegou a ficar com apenas 13 pontos.

Carona
A audiência do "Terceiro Tempo", da Record, durante a transmissão em pool com o SBT de "Casa dos Artistas", saltou de 2 para 10 pontos no Ibope. A dobradinha foi acertada diretamente entre Silvio Santos e bispo Edir Macedo.

Day after
Os cinco finalistas de "Casa dos Artistas" mais Mateus Carrieri gravariam ontem à tarde o programa "Qual É a Música?". Nos bastidores, seria discutida a contratação de parte do elenco pelo SBT. Bárbara Paz pode protagonizar uma novela.

Modelo
"Casa dos Artistas" terminou como as novelas mexicanas. Os dois mocinhos venceram, mas a heroína pobre levou o tesouro.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Avisa o Seu Silvio! Topo tudo por um edredom!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.