UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Anastasia
Globo, 15h30.
  
EUA, 97, 94 min. Direção: Don Bluth, Gary Goldman. Anastasia é a jovem princesa que sobrevive à Revolução Russa, mas perde a memória. Anos depois, alguém tenta convencê-la de que é a princesa e de que deve reclamar sua real herança. Desenho animado.

Uma Noite Mágica
SBT, 22h30.
 
(Jack Frost). EUA, 98. Direção: Troy Miller. Com Michael Keaton, Mark Addy. Órfão descobre às vésperas do Natal que a gaita que ganhara de seu pai -músico frustrado, morto num acidente- era na verdade uma gaita mágica que lhe permitiria satisfazer um grande desejo: rever Jack Frost, ou seja, seu pai.

Intercine
Globo, 1h45.

As propostas da emissora para a quinta-feira são "Pecados da Mente" (97, de James Frawley, com Mike Farrell, Jill Clayburgh) e "À Queima-Roupa 3" (98, de Sheldon Larry, com Charles Bronson, Sebastian Spence).

Vítimas do Cárcere
Globo, 3h25.
 
(Home Invasion). EUA, 97. Direção: David S. Jackson. Com Veronica Hamel, Bonnie Root, Jeremy Ratchford. Bandidos em fuga invadem casa e tomam mulher e amigos como reféns. Só uma pessoa pode livrá-los da delicada situação: o filho (mudo) da mulher. (IA)

Petição de princípios

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um dos problemas do fim do comunismo são os filmes anticomunistas que surgiram nas ex-repúblicas soviéticas.
Eles não são propriamente maus filmes; são, antes de tudo, filmes para espectadores intelectualizados, que, claro, hão de se sentir cúmplices do músico Louka, banido da orquestra oficial, da russa com quem ele deve casar para que ela possa ficar na Tchecoslováquia, e do menino Kolya.
Estamos falando, claro, de "Kolya, uma Lição de Amor" (Telecine Emotion, 16h05). O que há de errado com esse tipo de filme? É que nele as respostas precedem as perguntas. Em suma, diz-se, o comunismo desconsidera o ser humano individualmente. Uma espécie de petição de princípio, pois tudo só reproduz a velha propaganda anticomunista.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O buraco do Saddam era cheiroso!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.