UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Greg Salibian/Folha Imagem
HORA DO RISO O que deve ter de gente com o maxilar doendo até agora... "culpa" do pessoal do "Terça Insana" que fez o público quase passar mal de tanto rir anteontem, na apresentação de encerramento da temporada; acima, Marília Gabriela às gargalhadas

O sonho e a realidade

ARTE

Projetado há oito anos para ser peça importante no circuito das artes plásticas de São Paulo, o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) vive uma situação delicada: o balanço de 2003 mostra, por exemplo, que a frequência nos cursos de artes despencou, de uma média de 800 alunos, em 98, para 60 este ano. O museu ainda não tem acervo consistente e costuma alugar semanalmente o espaço para todo tipo de eventos, chegando a solicitar "doação" de R$ 30 mil para quem deseja expor lá. O que acontece com o MuBE? A coluna conversou com Marilisa Rathsam, presidente do museu.
 

Folha - O museu tem acervo?
Marilisa Rathsam -
Nós iniciamos uma campanha em janeiro de 2003. Já recebemos doações de Ivald Granato, Francisco Brennand e Arcangelo Ianelli, entre outros.

Folha - Por que, para expor no MuBE, existe uma solicitação de doação?
Marilisa -
Não, não existe nenhuma solicitação de doação. No máximo apenas para pagar luz, telefone e funcionários, porque você tem que associar sonho com a realidade.

Folha - E os eventos?
Marilisa -
É uma coisa triste, nós não contamos com o apoio de governo nenhum. Cansei de tomar chá de cadeira com prefeitos, governadores e em Brasília. Existe discriminação para o nosso museu porque ele é novo. Como não somos subvencionados pelo governo, fazemos eventos, mas não espalhafatosos como casamentos.

Folha - O espaço para aulas diminuiu?
Marilisa -
Houve apenas um remanejamento do espaço, para que se acomodassem mais alunos. Eu sou pintora surrealista e poderia ser professora, mas só não sou por uma questão de ética. Eu sei da importância das classes de arte.

CIFRAS
De olho em polpudos contratos no Brasil, Naomi Campbell passou a ser agenciada pela Marylin Celebrities -o departamento de celebridades da agência de Caroline Ribeiro e Fernanda Tavares, entre outras.

MUITO ALEGRE
Aos sete anos, o ator Igor Rudolf, do elenco de "Acquaria", filme de Sandy e Júnior, já tem seu próprio assessor de imprensa. Que informa: o menino é "carinhoso, dedicado, inteligente e muito, muito alegre". O e-mail também afirma que "é difícil creditar tantas qualidades a uma criança de sete anos, que sabe dosar profissionalismo e caráter a toda sua peraltice de menino".

BOLSA
A Ambev vai às compras outra vez: depois de adquirir a cervejaria SurAmericana, no Equador, no começo do mês, a empresa volta seus olhos para o Caribe e a América Central. Está buscando oportunidades de aquisições e de investimentos nos países dessa região. Nem Cuba está descartada.
 
Desde a fusão entre Brahma e Antarctica, há cerca de quatro anos, a AmBev já comprou fabricantes de bebidas ou iniciou a produção no Uruguai, Argentina, Peru e Guatemala, entre outros países.

TROCO
Ainda a Ambev: na guerra publicitária contra a Nova Schin, a cervejaria contratou Bussunda, do "Casseta e Planeta", e Juliana Paes, a lindona da vez da novela "Celebridade", para uma peça cheia de ironias à propaganda da Schin, criada por Eduardo Fischer. Juliana, aliás, foi indicada para o trabalho pelo craque Ronaldo, garoto-propaganda da Brahma. Que é seu super-híper fã.

AIR BAG
O PT está fazendo uma pesquisa telefônica para saber o impacto da expulsão dos radicais -entre outros, a senadora Heloisa Helena- do partido.
 
O governo Lula acompanha de perto.

MINHA VIDA
Gal Costa está escrevendo -ela mesma- seu livro de memórias. A cantora dispensou a ajuda de um ghost writer e passa horas à frente do computador digitando seu próprio texto. A idéia de Gal é que a obra seja uma autobiografia sem ordem cronológica.

QUINTA NO PARQUE
Gilberto Gil apresenta hoje o balanço de 2003 do Ministério da Cultura. O evento será na Cinemateca.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E LUCRECIA ZAPPI

CURTO-CIRCUITO

É hoje a cerimônia que a Empresa Brasileira de Aeronáutica preparou para apresentar o avião ALX, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira, às 15h, na unidade Embraer de Gavião Peixoto.
Marcelo D2 e Johnny Araujo lançam o clip "Loadeando", hoje, no Bop Bistrô Eletrônico, na Vila Madalena, a partir das 22h.
Maria Alcina e Bojo fazem show de lançamento do CD "Agora", hoje, no Espaço Urbano, a partir das 23h.
O Museu de Arte Sacra abre hoje exposição de 12 presépios internacionais, no espaço cultural da Vivo, na avenida Paulista, às 12h.
Será lançado hoje o livro "Cândido Portinari - O Lavrador de Quadros", organizado pelo filho do artista, João Cândido e patrocinado pelo Grupo Telefônica, às 12h30, na Pinacoteca do Estado.
A galeria Virgílio faz coquetel de encerramento das atividades do ano, hoje, a partir das 19h.

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Literatura: Maciel é favorito à vaga na ABL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.