São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Vereza é espírita no cinema e padre na TV

Ator faz sucesso em longa sobre espiritismo e se prepara para ser católico na próxima novela das 18h

LAURA MATTOS
REPORTAGEM LOCAL

Em meio à crise de bilheteria no cinema nacional, é impressionante o feito de "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", filme sobre espiritismo de baixo orçamento já visto por quase meio milhão de pessoas.
O projeto é de um empresário espírita do Ceará, Luiz Eduardo Girão, 36, que resolveu se aventurar no cinema e contar a história de Bezerra de Menezes, médico e político cearense do século 19, chamado de Allan Kardec brasileiro.
Para o papel principal, ele convidou Carlos Vereza, que aceitou "com muita honra", por ser espírita desde 1990. Girão conseguiu captar R$ 600 mil com empresas privadas por meio de leis de incentivo fiscal e, dono de resort e empresa de segurança privada, colocou do próprio bolso R$ 2,1 milhões na produção e divulgação da obra.
O retorno com a bilheteria (até agora 452 mil espectadores) e com a venda do DVD, que começa em março, será utilizado na produção de outro filme espírita, baseado em cartas psicografadas por Chico Xavier.
Na próxima semana, Girão diz que terá uma reunião com Carlos Eduardo Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes, para apresentar o projeto de transformar o longa em uma minissérie para a Globo. "Se eles não toparem, vamos tentar com outras redes", diz Girão.
Vereza conta à Folha ter sentido nas filmagens uma "energia que jamais" experimentou em toda a carreira. Ele afirma ser "médium intuitivo" e, "apesar de não incorporar espíritos, sente a presença deles".
"Givaldo Franco, um médium, quando assistiu ao primeiro copião [filme antes da edição final], viu [o espírito do] doutor Bezerra de Menezes [morto em 1900] ao meu lado nas cenas. Eu mantive o controle da interpretação, mas ele realmente teve uma influência nesse trabalho", acredita.
Em parceria com a filha, Larissa Vereza, o ator gravará um audiolivro, "O Livro dos Espíritas", de Allan Kardec, com os princípios do espiritismo.
Na televisão, conta o ator, rindo, ele será um padre na próxima novela das seis da Globo, "Paraíso", remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, com estréia prevista para março.
"Mas é um padre engraçado. Como ninguém dá dinheiro para a sua igreja, ele vai jogar sinuca afim de tentar arrecadar fundos para a paróquia."


Texto Anterior: Por que ver
Próximo Texto: Série: "Iconoclastas" reúne guru indiano e ator
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.