São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Brasileiro já vê TV mais de 5 horas por dia

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Apesar do avanço de novas tecnologias de entretenimento doméstico, principalmente a internet, o consumo de televisão continua crescendo, segundo o Ibope.
Em 2005, o brasileiro permaneceu em média 5 horas, dois minutos e 25 segundos por dia diante do televisor, consumindo não só TV aberta mas também TV paga e DVD, revela estudo obtido com exclusividade pela Folha.
Em 2004, esse consumo foi de 4h53min22s. O tempo dedicado à TV cresceu meia hora em apenas três anos. Em 2001, o brasileiro gastou 4h37min15s/dia com TV.
Os dados são do Painel Nacional de Televisão do Ibope, que mede audiência nas principais capitais brasileiras e representa 53.293.900 indivíduos com mais de 4 anos. Em cada domicílio (são 16,6 milhões na amostra), os televisores ficaram ligados em média 8h41min29s por dia em 2005, dez minutos a mais que em 2004.
O consumo de TV aumentou em todas as faixas etárias (e sociais também), mas foi mais acentuado entre os "mais velhos". Os maiores consumidores, as pessoas que têm mais de 50 anos, ficaram 5h38min40s à frente da TV, quase dez minutos a mais do que em 2004. Já as crianças de 4 a 11 anos, que em 2004 viram 4h48min54s de TV por dia, passaram a ver 4h51min19s em 2005.
Possíveis explicações para o aumento são o desemprego, maior população idosa e venda recorde de televisores em 2005.

OUTRO CANAL

Desfalque 1 O afastamento de Glória Pires de "Belíssima", por causa de uma hepatite, vai tirar um pouco da agitação da São Paulo Fashion Week. A Globo pretendia gravar cenas durante os desfiles para exibir nos próximos capítulos da novela.

Desfalque 2 Para poder gravar na SPFW, o autor de "Belíssima", Silvio de Abreu, já tinha escrito vários capítulos. "Mas, devido ao afastamento da Glória, regravaremos muitas cenas e não será possível fazer nada na SPFW", diz Abreu.

Estresse 1 De férias nos Estados Unidos, Silvio Santos não gostou nada de saber que o SBT perdeu anteontem no horário nobre (18h/ 24h) para a Record, por oito pontos a sete. Foi um feito para a Record, porque as terças-feiras são dias em que o SBT costuma ser forte, por causa da exibição de filmes.

Estresse 2 A novela "Prova de Amor", da Record, bateu o SBT por 18 pontos a 5. O telejornal "SBT Brasil", que concorre com a novela, eventualmente tem perdido até para a Band na meia hora em que disputa a audiência com o jornal de Carlos Nascimento.

Tira A Globo comprou da Disney a série "Karen Sisco", apresentada no Brasil pelo canal pago Universal Channel e já cancelada nos Estados Unidos. A emissora, no entanto, não tem previsão de exibição do seriado, protagonizado por uma bela policial da Flórida.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.