São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Spielberg, Scorsese e Burton voam na psique

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No cinema, não é incomum o psicologismo tomar o lugar da psicologia. Um exemplo está em "Prenda-me Se For Capaz" (TNT, 14h, 12 anos), interessante filme de Steven Spielberg que fala de um impostor (Leonardo DiCaprio) que se passa por piloto de avião, médico etc. e causa uma tremenda dor de cabeça ao seu perseguidor (Tom Hanks) e ao FBI.
Seria mais interessante se ele fosse um picareta nato, mas seu desvio vem como resultado da separação de seus pais e tal, ou seja, pela falta de uma família.
Ainda com DiCaprio, "O Aviador" (TNT, 10h45, 12 anos) é mais livre nesse campo: personagem e filme literalmente voam, em mais um belo devaneio cinematográfico de Martin Scorsese.
Em "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (HBO, 21h40, 16 anos), um homem enlouquece a partir de uma injustiça e passa a matar pessoas em ritmo industrial. O que poderia desaguar numa tolice dramática, rende, pelo diretor Tim Burton, um sombrio e pertinente filme sobre a natureza humana.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: "BBB"! Entrou um vibrador falante!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.