São Paulo, terça, 19 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Grupo, formado pelos irmãos Ralph (bateria), Donald (voz e guitarra) e Kenneth (baixo), toca hoje no Bourbon
Kinsey Report mistura blues, funk e rock

EDSON FRANCO
Editor interino de Suplementos

Hoje é dia de o paulistano ouvir a mais bem maturada mistura de blues, funk e rock da atualidade. Às 23h, o trio Kinsey Report sobe ao palco do Bourbon Street.
Formado há 15 anos, o grupo é constituído por três irmãos: Donald (voz e guitarra), Ralph (bateria) e Kenneth Kinsey (baixo).
Herança genética, o talento musical do grupo começou no Mississipi, onde nasceu Lester "Big Daddy" Kinsey, que, além de pai da trupe, é guitarrista e gaiteiro.
Foi ele quem mostrou aos meninos os primeiros discos de blues e de gospel. Dado o pontapé inicial na musicalidade dos filhos, começou experiências individuais que desembocaram no som que o Kinsey Report produz hoje. O caso mais notável é o de Donald.
Aos 13 anos, ele já tocava com o pai e o irmão Ralph numa banda que se chamava Big Daddy Kinsey and B.B. King Jr.. O grupo existiu até 1972, quando Ralph passou a servir na Aeronáutica. Naquele mesmo ano, o lendário blueseiro Albert King passou a contar com a guitarra de Donald em sua banda.
Quando Ralph deixou a farda, em 1975, os irmãos se juntaram para formar a banda de heavy metal White Lightning. Chegaram a gravar um disco pela Island Records.
Essa gravadora tinha sob contrato os mais importantes músicos de reggae da época. E foi ali que Donald conheceu Bob Marley, que apresentou o guitarrista a Peter Tosh, que convidou Donald para participar de um disco.
Tosh gostou do resultado e convocou Donald para uma turnê. Depois, foi a vez de Marley contar com os acordes e solos do guitarrista. Donald participou do álbum "Rastaman Vibration" e tocou na turnê que resultou no disco ao vivo "Babylon by Bus".
Apesar do sucesso, Donald deixou a banda de Marley após uma tentativa de assassinato contra o jamaicano. Depois de tocar com o Staple Singers e de mais uma gravação e uma turnê com Tosh, Donald voltou para casa e formou a banda The Chosen Ones, que fundia reggae, funk, blues e rock.
Em 1984, os três irmãos resolveram chamar o amigo Ron Prince para montar o Kinsey Report.
O blues é o elemento principal e mais facilmente reconhecível, mas no som do grupo há também doses controladas de rock, funk e, principalmente nos vocais, soul music.
No show do Bourbon, o grupo deve basear o repertório no seu quinto e mais recente CD, "Smoke And Steel". São 12 composições originais e versões de "Fire Down Below", de Bob Seger, e "Rattlesnake Highway", de John Fogerty.
²
Show: Kinsey Report
Quando: hoje, às 23h
Onde: Bourbon Street Music Club (r. dos Chanés, 127, tel. 011/5561-1643)
Quanto: R$ 35 (couvert)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.