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Anos 60 e a era vitoriana são tendências
DA ENVIADA A NOVA YORK
Como ponto de partida para a
temporada outono-inverno 2001
no Hemisfério Norte, Nova York
estabelece alguns parâmetros. Se
na última estação o olhar de Helmut Lang para os anos 80 definiu
o "mood" para o verão nas quatro
cidades do Planeta Fashion (Londres, Milão e Paris são as outras),
a semana passada serviu como
base de lançamentos de algumas
tendências.
Ficam ainda alguns fundamentos dos 80, como as blusas com
mangas-morcego, as minissaias,
os escarpins e as botinhas de frente pontuda e salto fino. Mas é o retorno de algumas formas e valores dos 60 que entram com vigor.
Começa-se a falar de novo em
Chelsea Girls, em Swinging London, em Twiggy, em Nico, em
Velvet Underground, a julgar por
Anna Sui e sua coleção retrô que
teve como moldura um vídeo inspirado na cultura da Factory de
Andy Warhol, dirigido por Zoë
Cassavetes, na primeira fila com o
diretor Francis Ford Coppola. Sob
fundo branco, os personagens se
moviam como as fotos de Richard
Avedon da turma da Factory.
Também dos anos 60 vem o
"american style" de Bonnie Cashin, desdobrada também na coleção de Anna Sui.
No mesmo caminho, está o novo chique proposto por Marc Jacobs, feita sobre um guarda-roupa feminino, com sapatos de boneca e riqueza de detalhes e simplicidade nas formas. A tendência
se confirma com exposição a ser
inaugurada em NY sobre o guarda-roupa das primeiras-damas
dos EUA.
Para a segunda linha de Jacobs,
a Marc, como para Jill Stuart e para Daryl K., o estilo dândi está de
volta.
(EP)
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