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DOCUMENTÁRIO
Especial ouve os sons de Mário de Andrade
MÁRVIO DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Se buscarmos um equivalente
musical ao trabalho realizado ao
estudo étnico-histórico que
Euclydes da Cunha fez em "Os
Sertões", é possível que a resposta
seja Mário de Andrade (1893-1945). Essa é a mensagem de "Piano e Ganzá - O Mundo Musical de
Mário de Andrade", que a TV
Cultura exibe amanhã.
Um dos principais artífices da
Semana de Arte Moderna de 1922,
o autor de "Macunaíma" também
era músico e musicólogo. Professor de piano, tinha uma crença
politeísta na música: não se fixava
em um gênero, queria todos.
Essa paixão o fez estudar minuciosamente os gêneros musicais
do folclore nacional, pelo que eles
tinham de coletivo, emocional e
anônimo. Redigiu ensaios críticos
sobre eles com rara visão técnica e
"o máximo respeito analítico que
os meus ouvidos receberam", como declarou.
"Piano e Ganzá" se rende com o
maior prazer aos textos de Mário,
ao mesmo tempo em que dá voz a
historiadores, músicos e até alunos do "Homem de 22". É quando se constata seu maior achado:
fazer Mário conversar com os dias
de hoje.
Assim tem-se um grande contato com a visão crítica de Mário a
respeito da arte que emana do povo. Sem pruridos elitistas ou eruditos, o estudioso sujou suas
mãos na cultura da terra e colheu
ensaios profundos sobre as raízes
de ritmos como a chegança de
marujos, a congada e o maracatu.
Na face musical de Mário, "Piano e Ganzá" reforça a imagem dele como um homem que fez o
Brasil respeitar a si mesmo e a arte
nacional apoiar-se em suas raízes
históricas; no caso, a mistura.
PIANO E GANZÁ - O MUNDO MUSICAL
DE MÁRIO DE ANDRADE. Quando:
amanhã, à 0h15, na TV Cultura.
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