São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa homenageia Nelson Rodrigues

PEDRO IVO DUBRA
DO GUIA DA FOLHA

Nesta segunda-feira de Carnaval, o que teria a sugerir o dramaturgo recifense Nelson Rodrigues (1912-80) à patricinha paulistana que está em Salvador? Ou ao pitboy carioca nos blocos de rua no Rio?
"Envelheçam, jovens", o que disse a Otto Lara Resende quando o mineiro quis saber qual era o seu conselho à juventude, infelizmente não está no documentário "Nelson Rodrigues, Personagem de Si Mesmo" (1993), que a TV Cultura exibe hoje. Mas, ainda assim, há boas cenas, quando, por exemplo, afirma que "a vida não é um piquenique, um arroz-doce, um doce-de-coco" ou que "o homem é triste porque vive".
Outras tiradas rodriguianas permeiam o programa, que tem bom número de imagens de arquivo. Elas revelam a forte presença cênica do autor, que tinha uma característica voz pastosa, ainda que nunca bebesse.
Além do homenageado, participam da empreitada Ruy Castro, Sábato Magaldi, irmãos, a mulher, Nelson Rodrigues Filho, Antunes Filho, Plínio Marcos e Fernanda Montenegro, entre outros.
É uma boa introdução à vida e à obra de Nelson Rodrigues, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Sim, pois essa unanimidade em torno de Machado de Assis, como toda unanimidade, é burra.


NELSON RODRIGUES, PERSONAGEM DE SI MESMO
Quando:
hoje, às 21h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Teatro: Volta da Sutil Cia. é destaque na programação de Curitiba
Próximo Texto: Crítica: Noite da TV paga privilegia os musicais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.