São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Fernanda Torres/TV Globo
AUTO-RETRATO DE UMA MULHER DAS CAVERNAS Fernanda Torres registra a si mesma em "Sexo Oposto", novo quadro do "Fantástico" em que ela e Evandro Mesquita fazem humor sobre as diferenças de sexo

Governo propõe fim do futebol exclusivo

O atual modelo de negociação de transmissão do futebol na TV aberta, em que a Globo detém exclusividade, pode estar com seus dias contados.
Relatório do governo federal enviado anteontem ao Clube dos 13 e a emissoras propõe o fim da cláusula de exclusividade, que permite que uma única TV compre os direitos, e também da cláusula de preferência, que permite que essa mesma TV cubra proposta eventualmente maior de concorrente.
O relatório, de 121 páginas, é o resultado de mais de dez anos de investigação sobre suspeitas de cartelização. Foi produzido pela SDE (Secretaria de Direito Econômico) e instruirá julgamento do Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico). O documento ainda é preliminar. Versão definitiva deve ser divulgada em um mês.
"Mesmo considerando que venda com exclusividade pode eventualmente gerar maiores receitas para os clubes, entende-se preliminarmente que os seus efeitos anticoncorrenciais não justificam essa prática na TV aberta, devendo-se pensar num modelo alternativo", diz o relatório. A SDE defende que a exclusividade deve ser mantida na TV paga, por ser "um mercado ainda pouco desenvolvido".
Para o órgão, a cláusula de preferência é "também passível de gerar efeitos anticompetitivos". A SDE também é contra a forma como a Globo repassa o futebol a outras TVs, obrigando-as a exibir os mesmos jogos.

CELESTIAL 1 Globo e Record embarcaram na última sexta jornalistas no mesmo avião que traria de Nova York a brasileira Andréia Schwartz, que teria sido informante no caso que derrubou o governador Eliot Spitzer. Ambas perderam a viagem.

CELESTIAL 2 No sábado, novamente a Record embarcou outro profissional, na primeira classe. Enquanto isso, o "Jornal Nacional" negociava entrevista exclusiva com a mulher, exibida anteontem. A Record diz que seus jornalistas viajaram por outros compromissos.

PACOTE A MTV Brasil já vendeu todas as cotas de patrocínio do VMB de 2008, previsto para outubro. O RockGol, em maio, também já foi todo vendido.

POUCA GRAÇA Deu dois pontos a estréia do "Custe o que Custar", anteontem na Band. O programa é um "Pânico" limpinho, bem produzido. Alguns quadros são absolutamente sem graça. Outros (um entrevistador "desinformado" e um ranking de gafes na TV) têm futuro.

ÁGUA FRIA Vice-presidente artístico da Record, o bispo Honorilton Gonçalves acabou com o oba-oba de convenção da área comercial da emissora no último final de semana. Último a discursar, disse que as vendas vão bem, mas poderiam ser melhores. E pediu mais empenho.

NOVA FEBRE A nova versão de "Chiquititas", que estreou anteontem no SBT, já fechou licenciamento com seis empresas.

SETE PALMOS Silvio Santos voltou ontem a tirar o "Fantasia" e o "Charme" do ar. No lugar do "Fantasia", à tarde, foi exibido o filme "Mortal Kombat". Na vaga do programa de Adriane Galisteu, na madrugada, entrariam séries _amanhã, providencialmente, está previsto "A Sete Palmos".


Texto Anterior: José Simão: Páscoa 2008! Tá caro até os ovos!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.