São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo impõe padrão a novela para exportação

Divulgação
COMANDO
O ator Damian Lewis em cena do episódio de "Band of Brothers" que o canal pago HBO exibe domingo, às 21h; a minissérie vem alcançando o primeiro lugar no Ibope da TV paga


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo está apanhando em sua primeira produção exclusiva para o mercado externo. A cúpula da emissora não aprovou os resultados das primeiras gravações de "Vale Todo", versão em espanhol de "Vale Tudo", com estréia prevista para 17 de junho na rede hispânica Telemundo, dos EUA.
O principal problema detectado pela emissora foi o padrão de interpretação dos atores, muito "mexicanizado". A novela, em gravação no Rio há duas semanas, tem em seu elenco cubanos, mexicanos, argentinos e colombianos. Muitos deles têm o hábito de atuar de maneira carregada e não decoram os textos (no México, é comum as novelas serem gravadas com uso de ponto eletrônico: uma pessoa da produção lê o texto para o ator, que usa um pequeno fone de ouvido).
Para tentar dar um "padrão Globo de qualidade" a "Vale Todo", a emissora escalou nesta semana o diretor de núcleo Wolf Maia, que "dará um apoio na direção artística da novela". Maia deverá intervir na produção durante pelo menos um mês.
Por enquanto, outros elementos do "padrão México" da produção, como a ênfase em romances e cenário e figurinos coloridos, estão mantidos. Dirigida a hispânicos, "Vale Todo" tem propositalmente características de novelas mexicanas para não chocar o telespectador habituado às tramas da Televisa. Terá 150 capítulos, ao custo médio de US$ 60 mil cada.

OUTRO CANAL

Orfanato
O "Caldeirão do Huck" ficará temporariamente sem um diretor de núcleo. A partir de maio, Marlene Mattos se desliga do programa para se dedicar ao infantil "Xuxa Só para Baixinhos", com estréia prevista para julho. O "Caldeirão" será coordenado por Mario Lucio Vaz, diretor da Central Globo de Qualidade.

Cartão
A Band estuda mudar o horário do "Descontrole", apresentado por Marcos Mion a partir das 20h30. A atração já foi "enquadrada" pela direção da emissora, que vem aparando os "excessos" _como apresentar um programa inteiro dentro de um banheiro. A audiência (2 a 3 pontos) e o faturamento também não estão agradando.

Mega
A Rede TV! promete estrear terça-feira, no "A Casa É Sua", o "reality show" mais barato do mundo. Terá oito modelos em um apartamento de dois quartos. A mesma pessoa fará papel de diretor, produtor e cinegrafista, e usará uma minicâmera com microfone. Os prêmios são uma moto e um ano de cabeleireiro e roupas.

Chabu
As receitas do "Mais Você" são mais empolgantes do que os bate-papos de Monica Waldvogel, Rita Lee, Fernanda Young e Marisa Orth em "Saia Justa", que estreou anteontem no canal GNT.

Fim
A Fox decidiu acabar com a série "Ally McBeal".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Magdo Galvão é um sapo pronto pra explodir!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.