São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

'Malhação' também é programa de 'idoso'

Divulgação/TV Globo
FERVEÇÃO Miguel Falabella e Paulo Vilhena conversam em festa de "A Lua Me Disse", anteontem no Rio; Vilhena, um dos mais animados no evento, volta na novela a fazer um rapaz namorador

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Planejada para adolescentes, a novelinha "Malhação", que completa dez anos no ar no próximo dia 24, também é muito vista por pessoas com mais de 50 anos.
Segundo estudo de perfil de audiência feito pela Globo, de cada cem telespectadores de "Malhação", 19 têm mais de 50 anos. Na população em geral, de cada cem pessoas, 20 têm mais de 50 anos. Isso quer dizer que a participação de "idosos" na audiência do programa é equivalente à da incidência dessa faixa etária no país.
As pessoas com mais de 50 anos são proporcionalmente a terceira maior faixa de público no perfil da audiência de "Malhação". Só perdem para os adolescentes (12 a 17 anos) e "jovens adultos" (18 a 24).
Os adolescentes representam 17% do público de "Malhação" e 11% da população. Os "jovens adultos" são 19% da audiência e 15% da população. Ou seja, a participação de adolescentes e jovens na audiência de "Malhação" é maior do que na demografia. Logo, há maior afinidade.
Mas, em números absolutos, as pessoas com mais de 50 anos são, ao lado dos "jovens adultos" e dos "adultos" (35 a 49 anos), a maior fatia da audiência da novela, que aborda temas como gravidez e Aids na adolescência.
Apesar de ter caído nas últimas semanas, o ibope de "Malhação" permanece estável. O programa deu 31 pontos em São Paulo no primeiro trimestre de 2005, contra 32 no mesmo período de 2004.

OUTRO CANAL

Enquadrado 1 Clodovil Hernandes foi condenado na semana passada a pagar multa de R$ 20,8 mil à vereadora Claudete Alves da Silva (PT-SP), por tê-la chamado, em entrevista à Folha em março do ano passado, de "macaca de tailleur". Cabe recurso. Clodovil não havia sido localizado até a conclusão desta edição.

Enquadrado 2 O ex-apresentador da Rede TV! foi condenado por danos morais. A vereadora tentou mover outra ação contra Clodovil, por crime de racismo, mas a acusação foi rejeitada pela Justiça. O juiz avaliou que não há racismo na palavra "macaca", que, entendeu ele, significa "pessoa inquieta", "que gosta de aparecer".

Fronteira Acredite se quiser: o "Teste de Fidelidade", de João Kléber, a maior audiência da Rede TV! ao lado do "Pânico", está fazendo carreira internacional. Há duas semanas, a portuguesa TVI estreou com sucesso uma versão local, com o apresentador brasileiro. Agora, João Kléber negocia o "Teste" com um canal italiano, o Mediaset, de Silvio Berlusconi, e com uma TV russa.

Perspectiva Considerado mal aproveitado na Record, onde apresenta apenas um quadro no "Domingo Espetacular", o ator e apresentador Márcio Garcia poderá vir a comandar um programa infantil ou um "game", na linha do antigo "Cidade contra Cidade", de Silvio Santos, no segundo semestre.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Começou o Big Papa Vaticano!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.