São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bandeira recebe homenagens por 125 anos

DO RIO

O poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), que completaria 125 anos hoje, está recebendo homenagens no Rio de Janeiro e em Recife.
Nesta semana, a Fundação Eva Klabin, no Rio, promoveu um recital só com poemas musicados de Bandeira, com participação do ator Francisco Cuoco.
O poeta é um dos que mais teve a obra musicada, com 94 poemas que viraram canções de compositores como Guerra Peixe e Villa-Lobos.
Em Recife, o casarão onde ele passou parte da sua infância, hoje um centro cultural chamado Espaço Pasárgada, promove até o dia 19 eventos,como palestras, recitais e sarau.
Bandeira também tem ganho edições de sua obra em prosa desde 2006, pela editora Cosac Naify. Já foram lançados dois volumes de crônicas inéditas e relançado seu primeiro livro em prosa, "Crônicas da Província do Brasil", com organização do pesquisador Júlio Castañon Guimarães.
O uso de imagens do poeta, no entanto, já virou alvo de disputas. Em 2009, o selo Biscoito Fino foi condenado a pagar R$ 5 mil pelo lançamento do DVD "Encontro marcado com o cinema de Fernando Sabino e David Neves", que continha um documentário sobre Bandeira. (MB)


Texto Anterior: Parentes devem zelar por legado, diz herdeiro
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.