São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997.

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ARTES PLÁSTICAS
Pinacoteca inaugura hoje mostra de 50 gravuras em água-forte do artista veneziano do século 18
Piranesi sonha com teatro de arquiteturas

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

O mestre gravador italiano Giovanni Battista Piranesi (1720-1778) viveu um sonho que o perseguiu toda a vida. Sonhou que era arquiteto -quem sabe um novo Borromini?-, mas pouco projetou.
Sublimou essa sua frustração ao criar uma nova e arrojada arquitetura, de sonhos e pesadelos, em séries de gravuras em água-forte, algumas delas expostas a partir de hoje na Pinacoteca do Estado, provenientes da coleção do Museu Nacional de Belas Artes de Valência, na Espanha.
O período em que Piranesi nasceu ajudou muito na construção desse seu delírio artístico. A Itália passava por um momento de renovação estilística arquitetônica, que se faria sentir profundamente no artista.
Em 1723, Francesco De Sanctis projetou a cenográfica escadaria de Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna, em Roma. A obra se inseria nas novas concepções urbanísticas que privilegiavam efeitos pictóricos e teatrais na arquitetura e aproveitavam as inovações estilísticas de Francesco Borromini (1599-1667).
Também em Roma, em 1732, Nicola Salvi projetou e iniciou a construção da monumental e ``cinematográfica'' Fontana di Trevi (finalizada apenas em 1763).
Mais ao sul, na Sicília, entre 1730 e 1755, Giovanni Battista Vaccarini projetou a reconstrução da cidade de Catânia, destruída pelo terremoto de 1693, utilizando uma linguagem rica em elementos borrominescos. Também na ilha italiana, a cidade de Noto foi reconstruída com base em elementos e organização cenográficos.
Na área pictórica, nas últimas décadas do século 17 e nas primeiras do 18, o pintor e arquiteto Francesco Solimena e o pintor Luca Giordano realizaram uma ``pintura monumental'', de ampla concepção compositiva cenográfica.
No final de sua carreira, Giordano concebeu sua ``pintura atmosférica'', formada a partir de uma composição experimental, desligada de referências naturalistas. Giordano e Solimena trabalharam em suportes bidimensionais as pesquisas e inovações barrocas de Borromini.
Entre as principais obras do arquiteto Borromini, estão o projeto da igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, o restauro da basílica de San Giovanni in Laterano e a construção da igreja de Sant'Ivo alla Sapienza (todas em Roma).
Suas obras são marcadas por elementos típicos de uma representação teatral, como a complexidade geométrica (que remete a um embate dramático de forças), cuidadosa organização de espaços e calculados pontos de difusão de luz. Borromini recusava veementemente a idéia clássica da forma como representação da realidade.
Mas, voltando a Piranesi, o artista partiu dessa idéia da impossibilidade da representação para criar suas gravuras em água-forte (técnica que usa ácido nítrico, antigamente conhecido como água-forte, para fixar a imagem na chapa de cobre).
A Pinacoteca exibe 50 gravuras de quatro séries do artista: ``Cárceres de Invenção'', ``Vistas de Roma'', ``Antiguidades Romanas'' e ``Antiguidades de Albano e do Castelgandolfo''.
As criações de Piranesi evidenciam sua formação em áreas distintas, como perspectiva e desenho cenográfico. Isso mostra que, além de preocupações de ordem matemática, as suas ilusões na concepção de espaços partiam também de um desejo pessoal de ficção.
Em seus sonhos arquitetônicos, Piranesi subverteu perspectivas, trabalhou com vários focos de luz, inverteu proporções, misturou estilos.
A maioria de seus ``cárceres'', por exemplo, uma de suas séries mais célebres, pouco tem de prisões. São formados por arquiteturas emprestadas de fortalezas, pontes, santuários, palácios de nobres e mesmo ruínas fictícias. São, na verdade, templos imaginários executados com virtuosismo intenso, algo que beira à loucura.

Mostra: Piranesi - Uma Visão do Artista Através da Coleção de Gravuras da Real Academia de Belas Artes de São Carlos Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, Luz, tel. 011/227-6329) Vernissage: hoje, às 15h Quando: até 25 de maio Quanto: R$ 4 e R$ 2 (estudantes)
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