São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Clipe gera polêmica com cena de sexo oral

Reprodução
Cena do clipe da música "Please Don't Let me Be Misunderstood"


DA REPORTAGEM LOCAL

"Sou só uma alma bem-intencionada/Senhor, faça com que eu não seja mal-compreendido". Assim diz o refrão de "Please Don't Let Me Be Misunderstood", dos Animals, que Edson Cordeiro regravou em versão dance.
Para divulgar o trabalho, o cantor encomendou um clipe à produtora paulistana Academia de Filmes. Só que o clipe, realizado pelas diretoras Thays Leite, 39, e Ivy Abujamra, 26, chegou à MTV e parou. Não que a emissora tenha vetado sua exibição, mas a relegou ao horário da madrugada. O motivo: cenas picantes -mais precisamente, uma de sexo oral.
O cantor se revoltou, atribuindo a atitude da emissora ao beijo que dá na boca de um modelo em uma das cenas. E disse à Sony, sua gravadora, que não quer mais que o clipe passe na MTV.
"Eu sou homossexual assumido. É muito fácil não ter coragem de fazer a cena (do beijo). O George Michael é pego no banheiro, mas não faz isso num clipe."
A emissora tem três faixas de horário para exibição de clipes. O "Central", programa que passa das 12h às 14h30; o "Supernova", que mostra os clipes mais pedidos; e o horário da madrugada.
A MTV, no entanto, faz questão de esclarecer que não é o beijo entre os dois homens que incomoda. Anna Butler, diretora de relações artísticas da MTV explica que "se fosse só o beijo, poderia ter ficado no "Central'; mas tem uma cena de sexo oral muito forte". "Eu não gostaria que meu filho ligasse a TV de dia e visse aquilo", diz.
Anna lembra que a MTV já passou por situações semelhantes. "Uma vez o Funk'n Lata fez um clipe que era uma "suruba". Vetamos por completo, não dava nem para dizer: "Olha, corta isso aqui". Teve também o do Prodigy ("Smack My Bitch Up') que tinha uns adolescentes usando drogas. Esse botamos na madrugada."
Mas e se o público pedisse? "Tem de ser muita gente pedindo e, sinceramente, o Edson Cordeiro nunca foi um artista muito pedido na MTV."
Considerando a hipótese de, despertada a curiosidade, a audiência clamar pelo clipe, ela diz: "Aí teríamos de rever a posição".
A inclusão da cena do sexo oral partiu dos próprios realizadores. "A gente achou que talvez estivesse levantando a bandeira gay demais, então pusemos a cena hetero, que tem referências a Mario Testino e Ellen von Unwerth (fotógrafos de moda). O Edson queria polêmica desde o começo -conseguiu", afirma Ivy Abujamra. (FRANCESCA ANGIOLILLO)



Texto Anterior: Palestra: Luiz Costa Lima enfoca o jornal em conferência
Próximo Texto: Rádio: Jovem Pan cria estação alternativa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.