São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

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LIVROS/LANÇAMENTOS

"JOÃO CABRAL DE MELO NETO"

Poeta tem volume pela série Folha Explica

Estudo flagra tensões da lírica entre expressão e construção

SEBASTIÃO UCHOA LEITE
ESPECIAL PARA A FOLHA

É difícil encontrar uma identificação perfeita, intelectualmente, entre crítico e autor criticado. Isso, porém, quase ocorre entre João Alexandre Barbosa e João Cabral de Melo Neto. O quase vai por conta das inevitáveis diferenças entre indivíduos da espécie. João Alexandre foi, assim, a escolha natural e certa para a explicação de João Cabral. Ponto para a série Folha Explica.
Em sete capítulos, a síntese perfeita. Começa pelas "pressões sofridas por qualquer poeta nos anos 40 no Brasil". Certo, pois embora o mesmo se possa dizer de qualquer época em qualquer lugar, os anos 40 viram o notável amadurecer de alguns gigantes vindos do modernismo, entre os quais, além do conterrâneo ilustre Manuel Bandeira, dois mestres inequívocos do então jovem Cabral, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes.
Assim, sua poesia começa com duas fontes de pressão, a do lirismo de raridades da geração de 45 e a lírica de exotismo vinda de uma interpretação falsa do modernismo histórico. Cabral respondeu às duas, buscando uma uma nova articulação do poético.
No primeiro instante foi a "pesquisa onírica", no primeiro livro, "Pedra do Sono" (1941) . No terceiro, "O Engenheiro" (1943), segundo Antonio Candido citado por JAB, há uma superposição, pois "o seu cubismo de construção é sobrevoado por um senso surrealista da poesia", egresso do primeiro livro. Mas a construção que sobrevive em "O Engenheiro" é que se torna a dominante de toda a sua obra. Ela também está presente em "Os Três Mal-Amados" (1943), uma ponte que assinala decisivamente a presença de Carlos Drummond de Andrade, pois são variações em prosa a partir do célebre poema "Quadrilha".
A propósito desse texto, JAB fala das tensões entre uma poesia de expressão e outra de construção que sempre reaparecerá em JCMN. Sobre "O Engenheiro" há uma contraposição das imagens oníricas vindas de "Pedra do Sono", ou seja, o repertório surrealista e a "desmontagem contínua da cadeia de imagens".
Este princípio, o da contraposição, se reafirmará no chamado "tríptico da negatividade", composto por "Psicologia da Composição", "Fábula de Anfion" e "Antiode", todos de 1947.
Também no "tríptico do rio" com "O Cão sem Plumas", "O Rio" e "Morte e Vida Severina" há contraposições entre a visão lírica do real e a "prosa de grosso tear" (cf. JCMN). Mas, numa nova etapa, em "Paisagens com Figuras", à contraposição se substitui a convergência entre os pólos de Pernambuco e Espanha, "duas experiências fundamentais do poeta". O "domínio da linguagem", segundo JAB, é o que caracteriza um novo tríptico: "Quaderna", "Dois Parlamentos" e "Serial".
Neles, segundo JAB, "a maior contundência está não apenas no que é dito, mas nas próprias articulações sintáticas, criando passagens entre o dentro e o fora", observação sobre "Mulher e Casa" (de "Quaderna") que, diga-se de passagem, serve para todo o livro e a obra toda do poeta.
Ao chegar à obra "A Educação pela Pedra", nuclear do poeta, JAB conclui que "a indagação contínua acerca da realidade, através de uma espécie de nominalismo radical" é elemento essencial para defini-la (a obra).
A realidade, no entanto, segundo JAB, não é ensinável, porque ela "é a sua própria presença interiorizada". Ou seja: o sertão não aprende com a pedra. Ele é pedra. A educação que é primeiro pela pedra se metamorfoseia em "A Escola das Facas", torna-se educação pela história em "Auto do Frade" e em educação pela morte em "Agrestes".
Aqui fiquemos. Que o leitor descubra o resto, onde se conclui, que, ao contrário de ensinar, esta poesia foi "sempre um árduo e arriscado aprender". No livro de João Alexandre, breve e brilhante, há muito pouco de discutível.


Sebastião Uchoa Leite é poeta, tradutor e ensaísta, autor de "A Espreita", entre outros


João Cabral de Melo Neto
    
Autor: João Alexandre Barbosa
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90 (112 págs.)




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