São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Marlene Bergamo/Folha Imagem
A apresentadora Carla Vilhena mantém a tradição do uso do chapéu no 3º Grande Prêmio São Paulo Rede Globo, no Jockey

Muralha

Ressuscitada por governistas, a tese do terceiro mandato para o presidente Lula (que a rejeita publicamente) é tratada como "sonho de uma noite de verão" por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), uma ideia que levará "bomba" no tribunal mesmo que seja aprovada em plebiscito. O presidente do STF, Gilmar Mendes, que já disse que a proposta tem "forte sentido casuísta", mantém a posição. Outros magistrados são até mais incisivos e a criticam publicamente.

POLÊMICO
Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), diz que não "antecipa juízo técnico". Mas afirma que "o tema é extremamente polêmico do ponto de vista jurídico" e que "quanto mais se prorrogam mandatos no Brasil, mais nos distanciamos da República e mais nos aproximamos de uma monarquia. E o ponto de partida de qualquer análise deve ser a natureza de nossa forma de governo".

DE FORA
O ministro Marco Aurélio Mello diz que "paga-se o preço para viver em democracia, e ele é módico: as regras têm que ser respeitadas". E uma delas, diz, "é a cláusula republicana e democrática da alternância no poder". Mello diz que, "com o que o presidente Lula amealhou em termos de acatamento, ele evidentemente é tentado passo a passo a continuar [no governo]" e que "só a ressonância internacional negativa pode frear o ímpeto de buscar o terceiro mandato".

PONTO FINAL
Outro ministro, Joaquim Barbosa, já disse a amigos que considera a hipótese de terceiro mandato um retrocesso institucional.

NA CABEÇA
Ana Maria Braga ganhou R$ 2.500 no Grande Prêmio SP Rede Globo, no Jockey, anteontem. Ela apostou em todos os sete páreos do evento.

E AGORA, DJAN?
Condenado a prestar serviços à comunidade por sujar muros, o pichador Djan, líder da categoria em SP, pode perder a chance de pichar a sede da Fundação Cartier, em Paris, que o convidou para expor seus trabalhos e também para fazer uma intervenção nos muros do prédio e até na sala da presidência. É que, por causa da condenação, Djan não consegue tirar passaporte. Seus advogados pediram à Justiça que substitua a pena por multa, regularizando a situação.

LÁ COMO CÁ
O pai de Ronaldo, Nélio Nazário, respeita a decisão do jogador de educar o filho Ronald na Europa. Mas não concorda com a afirmação do Fenômeno de que é melhor que o menino "tenha amiguinhos europeus, sem a malandragem dos amiguinhos brasileiros". "Qualquer lugar do mundo tem ladrão e a Europa inteira tá cheia disso. Malandragem até lá tem", diz o avô.

OFERENDA
Ivete Sangalo mandou encher a casa de rosas vermelhas, cor de Ogum, para receber Maria Bethânia para a gravação, em seu estúdio, do CD e DVD "Multishow Registro - Pode Entrar". De branco, elas fizeram dueto em "Muito Obrigado, Axé", de Carlinhos Brown.

SARNEY NA BARSA
O senador José Sarney (PMDB-AP) vai ser um dos redatores da edição 2010 do "Livro do Ano" da enciclopédia Barsa. Ele escreverá sobre o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, que morreu em março. O verbete de Clodovil Hernandes será assinado pelo jornalista Xico Sá.

CARRAPETAS
O clube Glória vai ganhar uma festa nova a partir desta sexta, a Crash of Colours. Promovida pelo artista plástico Rick Castro e pela promoter Lalai, a balada vai ter, na estreia, o trio francês Dat Politics, de electro e dance music.

SPFW
O galã francês Louis Garrel, do filme "Os Sonhadores", foi o "muso inspirador" de Mario Queiroz para a próxima coleção do estilista, que será apresentada na São Paulo Fashion Week, em junho. "Criei as roupas pensando em vestir homens como ele", diz Queiroz.

CURTO-CIRCUITO
MICHEL GORDONlança hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro "Um Judeu no Islã". Físico e repórter fotográfico, ele viajou por países islâmicos para registrar as comunidades judaicas desses locais.
O EX-MINISTRO da Justiça Paulo Brossard vai ser agraciado hoje com a Ordem do Ipiranga, no Palácio dos Bandeirantes.
A CHEF MORENA LEITE promove hoje, a partir das 20h30, o Jantar no Escuro, no restaurante Capim Santo, nos Jardins.
CAROLINE KEUTENEDJIAN lança hoje a marca de joias Épiphanie. A festa será no Baretto e terá pocket show de Olívia Tabet.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Von Trier vai ao inferno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.