São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documentário discute moda a partir de identidade nacional

Antropólogos e estilistas falam de formação do estilo brasileiro

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um babado de renda não é apenas um pedaço de tecido, reflete a jornalista Regina Guerreiro na primeira parte do documentário "História da Moda no Brasil", que será exibida hoje na Cultura.
Há muito sobre a identidade de quem veste e da história do país na escolha das roupas que os brasileiros desenham, costuram, comercializam e usam.
"Roubamos a tanga do índio, mas a difundimos mundialmente", ela diz sobre o sucesso do biquíni brasileiro, como referência global de moda. Esse é o tipo de reflexão proposta em depoimentos de estilistas, antropólogos e ícones fashion, como Elke Maravilha.
Ela conta sobre sua relação de modelo e amiga da estilista Zuzu Angel (1921-1976), uma das formadoras do atual produção contemporânea brasileira, junto a Dener Pamplona de Abreu (1937-1978). Clodovil Hernandes (1937-2009) também aparece, ao lado de Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Jum Nakao e Tufi Duek.
A segunda parte do filme vai ao ar na próxima quinta-feira, no mesmo horário.

NA TV

História da Moda no Brasil
Primeira parte do documentário
QUANDO hoje, às 23h45, na TV Cultura
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: MTV joga futebol em morro no Rio
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.