São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

DUPLA DE AÇO
Bandeirantes, 13h. (Equal Impact). EUA,

1995, 105 min. Direção: Jon Steven Ward. Com Joe Estevez, Robert Z'Dar. Irmãos gêmeos. Um campeão, de artes marciais. O outro, um desencontrado. O segundo aprontará, e o primeiro pagará o pato. Avaliação:


ALOHA! UMA GALERA NO HAVAÍ
SBT, 14h.
(Saved by the Bell Hawaiian).

EUA, 1992, 93 min. Direção: Don Barnhart. Com Mark-Paul Gosselaar, Mario Lopez. Grupo de jovens em férias vai para Havaí, onde topa com uma caravana de professores. Obviamente, toda a garotada aproveitará a ocasião para resolver algumas diferenças que têm com seus mestres. Avaliação:


BATMAN - O RETORNO
Globo, 15h20.
(Batman Returns). EUA,

1992, 126 min. Direção: Tim Burton. Com Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken. De longe, o melhor Batman da série de quatro (até agora). O herói (Keaton) enfrenta o Pinguim (DeVito) e mantém tensas relações com a Mulher-Gato (Pfeiffer). O primeiro, nos lança em um sombrio pesadelo político (não sem relação com a América, segundo Tim Burton). A segunda introduz a tensão do desejo, um jogo de amor e ódio muito interessante. Nada a ver com a baboseira impessoal dos filmes da série que se seguiram. Avaliação:


CARTEL
CNT/Gazeta, 21h30.
(Cartel). EUA, 1990,

102 min. Direção: John Stewart. Com Milles O'Keefe. Homem sai da cadeia disposto a fazer justiça contra quem o prejudicou. Já não vimos isso antes? Avaliação:

A VIDA DE JOHN DILINGER
Record, 21h45.
(Dilinger). EUA, 1996, 96

min. Direção: Rupert Wainwright. Com: Mark Harmon, Sherilyn Fenn, Will Patton. Dillinger é um fora da lei que se tornou lenda entre no meio-oeste americano. Era visto como herói pelo povo, mas era procurado pela polícia. Há muitas histórias, mas não se sabe o que é fantasia ou realidade. Avaliação:


CIRCUITRY MAN II: A VOLTA DE
PLUGHEAD

Bandeirantes, 22h.
(Plughead Rewired: Circuitry Man 2). EUA, 1994, 96 min. Direção: Robert Lovy e Steven Lovy. Com: Vernon Wells, Deborah Shelton, Jim Metzler. No poluído futuro, pós-hecatombe nuclear, uma agente do FBI retira de um hospício o andróide Danner, o único ser capaz de ajudá-la a capturar Plughead, um criminoso psicopata que força uma cientista a desenvolver um chip que prolonga a vida. Avaliação:

O SANTUÁRIO DO MEDO
CNT/Gazeta, 23h40.
(Inner Sanctum).

EUA, 1991, 90 min. Direção: Fred Olen Ray. Com Tanya Roberts, Margaux Hemingway. Homem trama com enfermeira sensual a morte de sua mulher, inválida. A esquecer. Avaliação:

INTERCINE 1
Globo, 0h10.
"Feriados em Família" (1995,

de Jodie Foster, com Holly Hunter, Robert Downey Jr.) ou "O Amante de Lady Chatterley" (Inglaterra, 1993, de Ken Russell, com Joely Richardson, Sean Bean).

TRAIÇÃO MORTAL
Bandeirantes, 2h05.
(The Killing Jar).

EUA, 1993, 90 min. Direção: David Blum. Com James van Patten, Pamela Bryant. Ex-garota de programa casa com advogado e tenta esquecer seu passado. Quando vai se livrar dela, ele não esquecerá. Avaliação:

INTERCINE 2
Globo, 2h20.
"Parceiros do Crime" (1994,

de Roger Avary, com Eric Stoltz, Julie Delpy) ou "A Malvada" (1950, P&B, de Joseph L. Mankiewicz, com Bette Davis, Anne Baxtger, George Sanders).

TV PAGA
Os boçais em P&B

da Redação

O pouco atraente título "16060" (Cinemax, 4h) designa o número de dias vividos pelo ricaço boçal, protagonista do filme de Vinicius Mainardi.
Do outro lado está uma nordestina pobre -cujo marido o ricaço faz matar por engano-, a quem o homem, tomado de complexo de culpa, abrigará.
Contra a popularidade do filme contam ainda o fato de ser em preto-e-branco, as interpretações desiguais, a queda após um início muito interessante.
No entanto, algo resta preservado: a idéia de um mundo em que não há inocentes, ricos ou pobres, ambos corroídos por uma sordidez que os ultrapassa. Apesar dos defeitos -atribuíveis à estréia-, "16060" permite esperar mais do futuro de seu realizador. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Quiroga
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.