São Paulo, quinta, 19 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS
Saraiva Mega Store abre depois de amanhã sua primeira loja na cidade, na tradicional rua do Ouvidor, Centro
Rio entra no circuito das megastores

RONI LIMA
da Sucursal do Rio

Acompanhando a tendência de grandes cidades, como Nova York, Paris e São Paulo, o Rio de Janeiro terá, depois de amanhã, sua primeira megaloja de livros, CDs, produtos de multimídia e serviços de café e bar.
A Saraiva Mega Store, que será aberta no nš 98 da tradicional rua do Ouvidor, no Centro, é pioneira na cidade pelo gigantismo.
Mas a idéia de concentrar a venda de livros e outros itens foi implantada na cidade há nove anos pela Bookmakers, na Gávea (zona sul), sendo seguida hoje por livrarias como a Argumento (Leblon) e a Letras & Expressões (Ipanema).
Sem atingir o tamanho da Saraiva Mega Store, a Argumento e a Bookmakers se preocupam em ter um atendimento mais personalizado e querem ser reconhecidas pelo suposto "valor cultural".
"Queremos nos tornar um pólo de difusão cultural", afirma um dos donos da Argumento, Marcus Gasparian, 37. "O que faço tem de ter valor cultural. Se não, fica qualquer nota", completa a dona da Bookmakers, Edna Palatnik, 48.
Com clientela cativa que reúne badalados, como os atores José Wilker e Marco Nanini, e o jornalista Ruy Castro, ela lembra que jornais dos EUA já detectam que grandes cadeias de livrarias, como a Barnes & Nobles, começam a se preocupar em voltar a ter atendimento mais personalizado.
A Saraiva, porém, resolveu apostar na continuidade das megalojas que inaugurou no país, em maio de 96, no shopping Eldorado, em São Paulo. Sua segunda megaloja foi aberta no shopping Ibirapuera, em novembro do mesmo ano.
Há duas semanas, a Ática inaugurou seu Shopping Cultural, em Pinheiros (zona sudoeste de São Paulo), a maior da América Latina. No contra-ataque, a Saraiva deve abrir, até o fim do ano, mais duas em São Paulo: nos shoppings Morumbi e Center Norte.
"A Saraiva vem namorando esse conceito de megastore há mais de oito anos. Essa tendência é muito forte nos EUA e em São Paulo está dando muito certo", afirma o diretor-superintendente da empresa, José Luiz Próspero, 43.
Ele promete que a loja do Rio será "mais linda e completa" do que as outras duas da Saraiva em São Paulo. "Vamos ajudar a valorizar mais o Centro do Rio."
Gasparian diz que ao passar, há um ano, a vender CDs e um cardápio variado de cafés, sanduíches e pratos, além de promover eventos culturais, aumentou a venda de livros em 40%. Outro que afirma não ter do que reclamar é Giulio Bruno, 45, sócio da Letras & Expressões de Ipanema, que, além de vender livros, CDs e oferecer serviço de café e bar, tem promovido cursos de teatro e canto.

Onde encontrar - Saraiva Mega Store: rua do Ouvidor, 98-A, Centro, tel. (021) 509-1244; Livraria Argumento: rua Dias Ferreira, 417, Leblon (zona sul), tel. (021) 239-5294; Livraria Bookmakers: rua Marquês de São Vicente, 7, Gávea (zona sul), tel. (021) 239-2445; Letras & Expressões: rua Visconde de Pirajá, 276, Ipanema (zona sul), tel. (021) 521-6110.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.