São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Livre de ‘O Clone’, SBT reduz lavada no Ibope

Divulgação/TV Globo
Ana Paula Arósio e Gianecchini assistem à estréia de ‘Esperança‘


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de amargar uma queda de audiência de 24% no horário nobre de novembro até maio, por causa do crescimento de "O Clone" e da saturação de "Casa dos Artistas", o SBT voltou a respirar no Ibope anteontem, com a estréia de "Esperança", na Globo.
Mistura de "O Rei do Gado" com "Terra Nostra", a trama de Benedito Ruy Barbosa estreou com 47 pontos de média na Grande São Paulo. É a mesma audiência do primeiro capítulo das duas últimas novelas das oito, mas bastante inferior aos dos últimos dois meses de "O Clone", que teve médias semanais de 53 pontos e registrou, no último episódio, 62.
O maior favorecido com a troca de novela das oito foi o "Programa do Ratinho", que deu média de 16 pontos, contra 49 da Globo no horário. A diferença, de 33 pontos, ainda é grande. Porém é bem menor, por exemplo, do que na segunda-feira anterior, quando foi de 50 pontos _naquele dia, "O Clone" bateu o "Programa do Ratinho" por 61 a 11.
"Casa dos Artistas" e "Marisol" também melhoram seus desempenhos. Registraram, respectivamente, 16 e 15 pontos, contra 13 de ambos na segunda anterior.
Em maio, a média do horário nobre do SBT foi de 13 pontos contra 38 da Globo. Em seu melhor momento no Ibope, em novembro do ano passado, no auge da primeira edição de "Casa dos Artistas", a emissora teve média de 17 pontos (e a Globo, 30).

OUTRO CANAL

Incansável
A TV Globo lançou segunda-feira mais uma tentativa de vender novos anúncios nos intervalos da Copa do Mundo. Oferece até hoje cinco cotas de oito inserções nacionais de 30 segundos para os jogos de sexta até a final. Tentativas anteriores de cotas semelhantes (chamadas de participação) não vingaram. Mas as cotas de patrocínio foram todas vendidas, por R$ 35 milhões cada.

Desobediência
O SBT ignorou na segunda-feira o despacho do Ministério da Justiça que reclassificou "Casa dos Artistas 3", antes livre, como programa impróprio para menores de 16 anos (22h). Exibiu a atração das 21h23 às 21h52. Como a classificação é indicativa, o governo não pode fazer nada, mas aguarda alguma iniciativa do Ministério Público.

Cerco
A Globo recorreu ontem contra a reclassificação de "Big Brother Brasil 2" para as 22h (16 anos), feita pelo Ministério da Justiça por causa das cenas de sexo da semana passada.

Estilhaço
Nessa fase moralista do governo federal sobrou até para a Record. A novela religiosa "Joana, a Virgem" foi classificada no "Diário Oficial" de ontem como imprópria para menores de 14 anos (21h), por "violência moderada" e "insinuação de sexo". A Record pretende exibi-la, a partir de agosto, por volta das 20h30.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Os Jaspions da Coréia usam o mesmo laquê da Hebe?
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.