São Paulo, sábado, 19 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

"Rookie" insiste na fórmula de duplas policiais

Enigma Mortal
Record, 23h.
  
(Doppelganger). EUA, 1993, 105 min. Direção: Avi Nesher. Com Drew Barrymore, George Newbern. Garota muda de cidade após um assassinato em que ela é suspeita. Começa, então, a ser perseguida por um alter ego fantasma.

O Dia em que o Mundo Acabou
Globo, 23h05.
 
(The Day the World Ended). EUA, 2001, 91 min. Direção: Terence Gross. Com Nastassia Kinski, Randy Quaid. Em pequena cidade de área rural, a psicóloga Kinski encontra uma situação bem estranha e que ninguém deseja tornar muito clara. Logo se descobrirá a presença, ali, de um terrível alien devorador de gente. Feito para TV. Inédito.

Rookie, um Profissional do Perigo
SBT, 0h30.
   
(The Rookie). EUA, 1990, 120 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Charlie Sheen, Sônia Braga, Raul Julia. Dos filmes recentes de Clint, o que teve menor repercussão. Ele faz o policial durão que tem de formar dupla com o novato Sheen, a quem mal suporta. Mas, quando ele é pego, é o novato que vai libertá-lo.

A Garota Sensual
Bandeirantes,1h.
 
(Fanny Hill). 1995, 86 min. Direção: Valentine Palmer. Com Cheryl Dempsey, James Highton. A órfã Fanny Hill é um clássico do erotismo mundial, e sua história, ambientada no século 18, foi filmada inicialmente por Russ Mayer. Aqui estamos no reino do sub-sub.

Reação em Cadeia
Globo, 2h45.
  
(Chain Reaction). EUA, 1996, 106 min. Direção: Andrew Davis. Com Keanu Reeves, Morgan Freeman, Fred Ward. Dois pesquisadores envolvidos no projeto que chega à descoberta de um combustível ecológico vêem-se em maus lençóis após explosão criminosa, e com vítimas, pela qual são responsabilizados. "Thriller" que decepcionou em sua recepção nos EUA, mas Davis é um realizador com méritos.

Acerto Final
SBT, 2h50.
 
(Back to Even). EUA, 1999, 95 min. Direção: Rod Hewit. Com Lorenzo Lamas, Michael Paré. Lamas é convencido de que tem uma enorme dívida e deve pagá-la encontrando as matrizes de falsificação de dinheiro de gângsteres. A horas tantas, no entanto, Lamas se lembra de que não deve nada e está sendo enrolado pela bandidagem. E parte para o acerto de contas, claro. Inédito.

Tudo pelo Meu Cachorro
SBT, 4h45.
 
(Save the Dog). EUA, 1988, 92 min. Direção: Paul Aaron. Com Cindy Williams, Katherine Helmond. Atriz decadente, apaixonada por seu cão, tem de conseguir US$ 500 com urgência para que ele seja operado. Diversão familiar canina em horário estapafúrdio. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

"Harry Potter" segue viagem regressiva do cinema

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não se pode condenar os produtores de cinema por buscar o dinheiro onde o dinheiro estiver. Mas é preciso reconhecer uma progressiva infantilização dessa arte cuja maturidade, ao que parece, havia sido encontrada entre os anos 50 e 60.
Estamos, então, diante de um caso de regressão. Ou talvez, o que é pior, de caduquice mesmo. Neste mundo onde tudo é imagem, os filmes nada fazem senão oferecer algumas imagens a mais.
O reino cinematográfico, do lado industrial, é, hoje, o dos efeitos especiais. São eles que nos oferecem algo que, pelo menos, não podemos ver a olho nu. Esse é o princípio de "Harry Potter e a Câmara Secreta".
A primeira vantagem, evidente, desse relato é que tudo se passa num mundo de bruxos, onde os efeitos especiais podem se manifestar de maneira plena sem incomodar a ninguém.
A segunda vantagem, não menos evidente, é que os heróis são aprendizes de feiticeiros. Crianças, em suma. Trata-se de uma estranha evolução (ou involução, se se prefere) do cinema industrial. Com Spielberg e Lucas, ele passou a visar os adolescentes. Agora, são as crianças. Paradoxalmente, os filmes mais graves da indústria são as animações, gênero que no passado era estritamente infantil.
Spielberg e Lucas começaram a falar ao adolescente que existe em nós. Hoje, as fantasias tipo "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis" (que os fãs me desculpem, de novo) visam o que há de infantil em nós. O antídoto para esse fenômeno regressivo seria "O Inventor da Mocidade", que infelizmente não passa hoje. Mas há "Viagem Insólita", de Joe Dante, que esbanja fantasia sem ser redutível ao gênero "fantasia", que esbanja juventude, no sentido de frescor, liberdade, vitalidade, e que também esbanja talento.


HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA. Quando: hoje, às 21h, no HBO. VIAGEM INSÓLITA Quando: hoje, às 13h no Cinemax.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Ronaldo é o Elefantinho da Cica...relli!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.