São Paulo, sexta, 19 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Embalos" vai para os palcos de Londres

DENISE BOBADILHA
especial para a Folha, de Londres

"Os Embalos de Sábado à Noite", ou "Saturday Night Fever", filme com música (dos BeeGees) e dança (de John Travolta) suficientes para fazer sucesso na Broadway, em Nova York, só virou musical em 1998 e na Inglaterra.
Montado por Robert Stigwood, o mesmo empresário que produziu o filme de 1977, "Saturday Night Fever" tem dois atores australianos nos papéis de Tony Manero e Stephanie Manjano, o casal que se apaixona ao som de "How Deep Is Your Love". E as filas no West End, a "Broadway londrina", estão longas -já estão sendo feitas reservas no London Palladium para janeiro de 1999.
A peça é uma das maiores extravagâncias da temporada inglesa de teatro. A produção, de custo altíssimo, reproduz fielmente o filme, utilizando a trilha sonora original e coreografia de Arlene Phillips.
O produtor Stingwood se fez com a disco nos anos 70. Foi ele quem lançou os BeeGees no Reino Unido e depois produziu os filmes "Grease" e "Saturday Night Fever". Nos anos 90, Stingwood levou os dois filmes para os palcos ingleses e "Evita", baseado no musical do mesmo nome, às telas.
Nos clubes de Londres, há noites só com música dos anos 70 todos os dias da semana. Na maioria deles, DJs misturam o tradicional -BeeGees, ABBA e Donna Summer- com funk, principalmente saído da trilha sonora dos filmes blaxploitation, feitos para o público negro dos EUA na década de 70.
Entre as mais famosas, estão "Carwash", em que o traje disco glitter é obrigatório; "Starsky & Hutch" e "Boogie Nights", mais voltadas para o funk; "Club Fantastic", com alguns sucessos dos anos 80; e "Voulez Vous" e "Saturday Night Fever", cuja nostalgia inclui até sessão de lenta.
Já o Velvet Room atrai clubbers que celebram o passado, mas preferem vê-lo misturado ao tecno, old skool e big beats.
Mas o hedonismo dos dias do Studio 54 tem lugar em Ibiza, a ilha espanhola dominada por clubbers e DJs britânicos durante o verão europeu. "Manumission", uma das mais concorridas noites de Ibiza, ganhou fama por suas apresentações de anões comediantes, drag queens e sexo explícito ao vivo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.