São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Segundo o coordenador do festival, regras claras podem aumentar participação brasileira em eventos futuros
Ibero-americanos definem estatuto em Gramado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Um encontro da AFCI (Associação de Festivais de Cine Ibero-Americano), durante o 28º Festival de Cinema de Gramado, vai definir um estatuto para todos os festivais de cinema ibero-americano, no qual serão estabelecidos, por exemplo, calendário e código de ética.
O coordenador-geral do Festival de Gramado, Esdras Rubim, disse que já existe uma minuta do estatuto.
"Com isso, vamos racionalizar os festivais. Será possível até mesmo termos mais filmes brasileiros em outros eventos, pois haverá regras claras", disse Rubim.
O coordenador do festival gaúcho também adiantou que os festivais de Viña del Mar (Chile), de 9 a 15 de outubro, e de Santo Domingo (República Dominicana), em fevereiro de 2001, farão homenagens ao Brasil.
""Nós buscamos esse tipo de intercâmbio. Com o estatuto, que deverá ser lançado oficialmente em novembro, em Huelva, facilitaremos isso", disse.
O festival divulgou ontem sua programação oficial. São nove filmes: os brasileiros ""Estorvo", de Ruy Guerra, ""Quase Nada", de Sérgio Rezende, e ""Eu Não Conhecia Tururu", de Florinda Bolkan, e os latinos ""El Mismo Amor, la Misma Lluvia" (Argentina), ""Las Profecías de Amanda" (Cuba), ""El Pianista" (Espanha), ""Santitos" (México), ""El Viñedo" (Uruguai) e ""Pantaleón y las Visitadoras" (Peru).
O homenageado desta edição do festival com o troféu Oscarito será o ator e diretor Paulo José. (LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: O Verbo inicial
Próximo Texto: Destaques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.